Software Educativo Encantando Cordel

  • Amanda Maria D. de Oliveira UFRN
  • Adriana Virgínia M. de Azevedo UFRN
  • Gelly Viana Mota UFRN
  • Roberia S. da P. Lourenço UFRN
  • Felipe Gilberto R. Dantas UFRN
  • Dennys Leite Maia UFRN

Resumo


Motivados pela situação deficitária no trabalho escolar de produção textual, com vistas à alfabetização e letramento, desenvolvemos o software educativo Encantando Cordel para alunos dos Ensino Fundamental. O software educativo se caracteriza pelo uso e produção de cordéis (criação, leitura, e história do cordel) em três atividades que exploram os elementos desse gênero. O Encantando Cordel foi desenvolvido como um software livre por uma equipe multi e interdisciplinar e de forma colaborativa entre alunos e professor de Pedagogia e Tecnologia da Informação. Esta experiência mostra que é possível desenvolver softwares de qualidade utilizando recursos livres ou abertos, mesmo que ainda existam certas limitações e dificuldades.

Referências

Almeida, M. E. B. (2008). “Tecnologias e conteúdos multimidiáticos na Educação Básica”. 26 slides.

Brasil. Ministério da Educação. (2016). “Resultados da Avaliação de Leitura”. Brasília: INEP, 14 p.

Brasil. (2017). “Base Nacional Comum Curricular”. Disponível em: . Acesso em: 30 de Junho de 2019.

Oliveira, A. M. D. et al. (2017). “Levantamento e Catalogação de Objetos de Aprendizagem para Matemática para Atualização de um Repositório”. In: Anais do Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2017). Mamanguape-PB, p.47-58.

Maia, D. L.; Pinheiro, J. L.; Arrais, G. de A. (2015). “Cultura Livre: fundamentos éticos para as TDIC na Educação”. In: RIBEIRO, R. et al. (Orgs.). Ética, Sociabilidade e Educação. 1ed. Fortaleza: EdUECE, p.187-198.

Oliveira, A. M. D. et al. (2016). “Software Educativo Brincálculo”. In: Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2016) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018, Natal, p.640-645.

Oliveira, A. M. D. et al. (2018). “Software Educativo ContaKg”. In: Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2018) Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, p.590-596.

Oliveira, C. C.; Costa, J. W. da; Moreira, M. (2001). “Ambientes informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo”. 1ed. Campinas, SP: Papirus (Coleção Prática Pedagógica).

Papert, S. (2008). “A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática”. Tradução de Sandra Costa. Ed. revisada. Porto Alegre: Artmed.

Silveira. S. A. (2004). “Software livre: a luta pela liberdade do conhecimento”. Editora Fundação Perseu Abramo, pp 9-23.

Valente, J. A. (1997). “Informática na educação: instrucionismo x construcionismo”. Manuscrito não publicado, NIED: UNICAMP.
Publicado
02/12/2019
Como Citar

Selecione um Formato
DE OLIVEIRA, Amanda Maria D.; DE AZEVEDO, Adriana Virgínia M.; MOTA, Gelly Viana; LOURENÇO, Roberia S. da P.; DANTAS, Felipe Gilberto R.; MAIA, Dennys Leite. Software Educativo Encantando Cordel. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019 . p. 610-616. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8939.