Projeto Colmeia: Elaboração de Site Educacional como Ferramenta para a Gamificação
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar a construção de um site para o projeto de extensão Colmeia Game, como elemento auxiliar no processo de gamificação das disciplinas de Didática e Aprendizagem. Visa promover a melhor experiência dos alunos envolvidos no projeto. O site foi criado usando a plataforma unificada WIX SITE, que permite criar sites HTML5 e sites móveis. O site foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2019, buscando abordar um problema percebido em relação à imersão dos alunos na narrativa do jogo. Este site é uma ferramenta de suporte para o processo de gamificação. Espera-se que permita aos educandos maior acesso à informação e consequente interação.
Referências
Alves, L. R. G., Minho, M. R. S. e Diniz, M. V. C. (2014) Gamificação: diálogos com a educação.In: Fadel, L. M. et al. (Org.). “Gamificação na Educação” (pp. 74-97). SãoPaulo, Pimenta Cultural.
Kapp, K. M. (2012)The Gamification of learning and instruction: Game-based methodsand strategies for training and education. Pfeiffer. Hoboken, NJ.
Costa, L. D. (2008) O que os jogos de entretenimento têm que os jogos com finspedagógicos não têm: princípios para projetos de jogos com fins pedagógicos.Dissertação de Mestrado, Rio de Janeiro.
Falcão, A. P. et. al. (2014) Ferramenta de apoio ao ensino presencial utilizando gamificação e design de jogos. In: Anais do XXV SBIE. Dourados – MS.
Figueiredo, M., Paz, T., & Junqueira, E. (2015) Gamificação e educação: um estado da arte das pesquisas realizadas no Brasil. Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), pp. 1154 – 1163.
Mosé, Viviane. (2013) A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Perrenoud, P. et al. (2002). As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação; Porto Alegre: Artmed.
Pretto, N. (2012). Professores-autores em rede. In: Pretto, N., Santana, B. e Rossini, C.(Org.). Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas políticas públicas(pp. 91-108). Salvador, UFBA, São Paulo, Casa de Cultura Digital.