Recurso Educacional Digital (RED) para Trabalhar o Gênero Cardápio: Qual o seu Pedido?

  • Raquel S. Freire UFC
  • Mércia V. Campos Figueiredo UFC
  • Rayssa A. Hitzschky UFC
  • Danilo C. Sousa UFC
  • Francisco Gilson G. Júnior UFC
  • José Aires de Castro Filho UFC

Resumo


O RED “Qual é o seu pedido?” foi desenvolvido a partir das concepções da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de trabalhar com a leitura e a produção de cardápios. Por meio de situações de interação com o gênero, este recurso explora a compreensão do cardápio a partir de sua funcionalidade e organização composicional, tais como entrada, prato principal, sobremesa e bebida. Com o desenvolvimento do recurso, espera-se trazer um repertório de pratos diversificados, de maneira que os estudantes em processo de alfabetização e de letramento possam observar diferentes ortografias, ampliar seu vocabulário e conhecimento de mundo e perceber como a culinária envolve uma construção histórica e cultural.

Referências

Aguiar, M. P. (2010) “Jogos Eletrônicos Educativos: Instrumento de Avaliação focado nas fases iniciais do processo de design”. Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Design.

Amiel, T.; Santos, K. (2013) “Uma análise dos termos de uso de repositórios de recursos educacionais digitais no Brasil.” Trilha Digital, v.1, p.118-133.

Bakhtin, M. M. (1997) "Estética da criação verbal". 2º ed. São Paulo: Martins Fontes.

Beck, K.; Cockburn, A.; Jeffries, R.; Highsmith, J. (2001) “Agile Manifesto”. Disponível em: < http://agilemanifesto.org/>. Acesso em 01 de Jul. 2019.

Braga, J. (2015) "Objetos de Aprendizagem: metodologia de desenvolvimento". Volume 2, Santo André: Editora da UFABC. 163p.

Brasil. (2017) "Base Nacional Comum Curricular". Brasília, DF: MEC.

Cockburn, A. (2006) "Agile Software Development". [s.l.] Pearson Education.

Geraldi, J. W. (2015) "O ensino de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular". Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 381-396, jul./dez.

Lapolli, F; Cruz, C. M.; Motta, C. L. R.; Tolla, C. E. T. (2010) “Modelo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Baseado em Metodologias Ágeis e Scaffoldings.” Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 18, nº 2.

Lerner, D. (2002) “Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário”. Ed. Artmed: Porto Alegre. 128p.

Scacchetti, F. A. P. and Guarienti, N. (2015) “Desenvolvimento de Recursos Educacionais Digitais Aplicados no Ensino de Tecelagem.” Ponto Revista Científica, v. 1, n. 2, dez.

Soares, C. G.; Souza, D. C.; Castro, J. B. (2018). “Recursos Educacionais Digitais e o ensino de adição e subtração: a concepção de um jogo na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais.” VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018), Anais do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
Publicado
28/08/2019
Como Citar

Selecione um Formato
FREIRE, Raquel S.; FIGUEIREDO, Mércia V. Campos; HITZSCHKY, Rayssa A.; SOUSA, Danilo C.; G. JÚNIOR, Francisco Gilson; DE CASTRO FILHO, José Aires. Recurso Educacional Digital (RED) para Trabalhar o Gênero Cardápio: Qual o seu Pedido?. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 630-636. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8942.