Recurso Educacional Digital (RED) para Trabalhar o Gênero Cardápio: Qual o seu Pedido?
Resumo
O RED “Qual é o seu pedido?” foi desenvolvido a partir das concepções da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de trabalhar com a leitura e a produção de cardápios. Por meio de situações de interação com o gênero, este recurso explora a compreensão do cardápio a partir de sua funcionalidade e organização composicional, tais como entrada, prato principal, sobremesa e bebida. Com o desenvolvimento do recurso, espera-se trazer um repertório de pratos diversificados, de maneira que os estudantes em processo de alfabetização e de letramento possam observar diferentes ortografias, ampliar seu vocabulário e conhecimento de mundo e perceber como a culinária envolve uma construção histórica e cultural.
Referências
Amiel, T.; Santos, K. (2013) “Uma análise dos termos de uso de repositórios de recursos educacionais digitais no Brasil.” Trilha Digital, v.1, p.118-133.
Bakhtin, M. M. (1997) "Estética da criação verbal". 2º ed. São Paulo: Martins Fontes.
Beck, K.; Cockburn, A.; Jeffries, R.; Highsmith, J. (2001) “Agile Manifesto”. Disponível em: < http://agilemanifesto.org/>. Acesso em 01 de Jul. 2019.
Braga, J. (2015) "Objetos de Aprendizagem: metodologia de desenvolvimento". Volume 2, Santo André: Editora da UFABC. 163p.
Brasil. (2017) "Base Nacional Comum Curricular". Brasília, DF: MEC.
Cockburn, A. (2006) "Agile Software Development". [s.l.] Pearson Education.
Geraldi, J. W. (2015) "O ensino de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular". Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 381-396, jul./dez.
Lapolli, F; Cruz, C. M.; Motta, C. L. R.; Tolla, C. E. T. (2010) “Modelo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Baseado em Metodologias Ágeis e Scaffoldings.” Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 18, nº 2.
Lerner, D. (2002) “Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário”. Ed. Artmed: Porto Alegre. 128p.
Scacchetti, F. A. P. and Guarienti, N. (2015) “Desenvolvimento de Recursos Educacionais Digitais Aplicados no Ensino de Tecelagem.” Ponto Revista Científica, v. 1, n. 2, dez.
Soares, C. G.; Souza, D. C.; Castro, J. B. (2018). “Recursos Educacionais Digitais e o ensino de adição e subtração: a concepção de um jogo na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais.” VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018), Anais do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação.