IA Aplicada a Jogos Digitais: Oportunidades e Desafios no  Campo da Educação 

  • Eduardo Aranha​
  • Wendell Araújo​
  • Charles Madeira​

Resumo


Jogos  digitais  educativos  têm  um  papel  importante  na  educação.  Entretanto,  existem  vários  desafios  que  precisam  ser  enfrentados  com  pesquisas  de  longo  prazo  para  se  alcançar  seu  pleno  uso  e  benefícios  esperados. Neste sentido, a inteligência artificial (IA) apresenta-se como uma área de pesquisa com grande potencial de apoio para superar esses desafios.  Neste  artigo,  apresentamos  uma revisão da literatura sobre jogos digitais na  educação  e  como  a  IA  já  vem  sendo  utilizada  na área  de  jogos  digitais,  de  forma  geral.  Com  base  nisso,  apresentamos  os  principais  desafios  para  os  jogos  digitais  educacionais  e  como  a  IA  pode  ser  utilizada  em  pesquisas  de  longo prazo para solucioná-los.  A inteligência artificial (IA) vem avançando em passos largos com o objetivo de tornar  as  tarefas  dos  seres  humanos  mais  produtivas  e  eficazes.  Esses  avanços  têm  proporcionado  o  desenvolvimento de diversas aplicações e equipamentos que são cada  vez mais presentes no cotidiano. Apenas para exemplificar, temos sistemas inteligentes  nos smartphones, nos imóveis, nos automóveis, nos robôs, soluções para monitoramento  de tarefas de risco, entre outros. Isto pode ser percebido em diversos setores tais como a  saúde,  a  educação,  o  comércio,  a  indústria,  o  exército,  etc.  No  contexto  da  educação,  particularmente, diversas iniciativas vêm sendo desenvolvidas com técnicas de IA. Um  exemplo  bastante  impressionante  neste  sentido  é  o  sistema  Watson  da  IBM1,  que  é 
Publicado
27/07/2018
ARANHA​, Eduardo; ARAÚJO​, Wendell; MADEIRA​, Charles. IA Aplicada a Jogos Digitais: Oportunidades e Desafios no  Campo da Educação . In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 7. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2018.3105.