Aplicações da Robótica Educacional para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Contexto do Ensino Médio Integral

Resumo


O Pensamento Computacional (PC) é uma abordagem que pode favorecer o processo de resolver problemas. Nesse sentido, considerando a importância da habilidade de resolução de problemas para o ser humano no momento atual, é factível o investimento em práticas educacionais que impulsionem a introdução do PC na vivência de estudantes desde a Educação Básica (EB). Pesquisas na área de Educação em Computação dedicam esforços na proposição de orientações, instrumentos e tecnologias que suportem a introdução do PC em ambientes escolares da EB. A Robótica Educacional (RE) é vista como uma dessas tecnologias que se destaca por promover habilidades como: trabalho em equipe, raciocínio lógico e criatividade; habilidades estreitamente alinhadas à ideia do PC. No entanto, muitos estudos, sobretudo àqueles inseridos no contexto da EB, não buscam investigar o impacto que a RE pode proporcionar no desenvolvimento de estudantes, evidenciando, deste modo, a necessidade de investigações empíricas. O objetivo deste trabalho é investigar o impacto que a RE causa no desenvolvimento do PC e no aprendizado dos componentes curriculares do EM Integral. Para isso, realizamos um estudo do tipo pesquisa-intervenção com estudantes e professores da 1ª Série do Ensino Médio Integral que analisou aspectos quantitativos e qualitativos. Os resultados obtidos indicam que a introdução da RE no EM Integral pode favorecer estudantes no desenvolvimento das habilidades do PC e no aprendizado dos componentes curriculares.
Palavras-chave: Robótica Educacional, Pensamento Computacional, Ensino Médio Integral

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Publicado
26/04/2021
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SOUZA, Isabelle Maria Lima de; ANDRADE, Wilkerson L. de Andrade; SAMPAIO, Livia S. Campos. Aplicações da Robótica Educacional para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Contexto do Ensino Médio Integral. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 44-54. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14470.