Investigando as Dificuldades e Perspectivas sobre um Curso de Engenharia de Software de Dois Ciclos: Um Survey com a Visão Discente

  • Reudismam Rolim de Sousa UFERSA
  • Jarbele Cássia da Silva Coutinho UFERSA
  • Samara Martins Nascimento UFERSA
  • Felipe Torres Leite UFERSA

Resumo


Os cursos de graduação de Engenharia de Software (ES) buscam realizar a formação de novos profissionais, visando estabelecer conhecimentos técnicos e científicos para auxiliar no processo de construção e desenvolvimento de projetos tecnológicos. No entanto, dificuldades são percebidas ao estruturar os cursos de graduação para atender as diferentes demandas da área, voltadas para o mercado de trabalho, ensino, pesquisa e extensão. Assim, este estudo busca identificar os desafios, as percepções e as limitações dos discentes que cursam uma graduação em ES, no formato de dois ciclos. Para isto, foi aplicado um Survey para coleta de dados e, em seguida, foi realizada uma análise quali-quantitativa das informações coletadas. Os resultados apontaram desafios no 1° ciclo relacionados à (i) pouca prática em conteúdos ministrados, (ii) desmotivação com o curso devido à dificuldade em programar e (iii) quantidade de conteúdos teóricos ministrados por docentes. Já no 2° ciclo, relacionados à (i) falta de recursos bibliográficos atuais, (ii) indisponibilidade de algumas ferramentas gratuitas e (iii) conteúdos ministrados ainda de forma muito teórica. Desta forma, os resultados deste estudo contribuirão para uma análise de melhores intervenções nas atividades desempenhadas no referido curso.
Palavras-chave: Engenharia de Software, Educação, Survey

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Publicado
26/04/2021
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DE SOUSA, Reudismam Rolim; COUTINHO, Jarbele Cássia da Silva; NASCIMENTO, Samara Martins; LEITE, Felipe Torres. Investigando as Dificuldades e Perspectivas sobre um Curso de Engenharia de Software de Dois Ciclos: Um Survey com a Visão Discente. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 55-65. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14471.