Estudantes Ensinando Computação para a Comunidade: Uma Experiência através do TISP

  • Camille de Lima Jesús Universidade Estadual de Feira de Santana http://orcid.org/0000-0002-7420-0908
  • Francisco Tito Silva Santos Pereira Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0001-9267-3752
  • Daniel Alves Costa Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Diego do Carmo Silva Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Eduarda Costa Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Laís Lara Costa Baptista Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Ozenilson Alisson Pereira da Cruz Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Roberto Almeida Bittencourt Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0002-8854-8956

Resumo


As tecnologias do século XXI e suas relações com a sociedade transformam o meio sociocultural e, por consequência, interferem no âmbito educacional. Deste modo, faz-se necessário o estímulo às iniciativas que discutam o uso de tecnologias atuais no meio escolar. Assim, este artigo deseja, através de um relato de experiência, encorajar grupos universitários no contexto de computação a desenvolverem práticas que aproximem a comunidade na qual estão inseridos às temáticas que abordem o uso e desenvolvimento de habilidades computacionais, apresentando as vivências e percepções de estudantes que integram o Programa de Professor em Serviço (TISP) na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O artigo contempla o desenvolvimento e prática de oficinas de Arduino, Python e Informática básica para comunidades do interior da Bahia em nível universitário e pré-universitário. Percebeu-se no decorrer do estudo que, mediante a atuação docente, pôde-se desenvolver autonomia e criticidade nos participantes do grupo TISP, uma vez que estes planejavam e ministravam as aulas adequando-as às condições necessárias e contornando as situações adversas.
Palavras-chave: educação em engenharia, inclusão digital, TISP, aprendizagem de programação

Referências

Krishna K Agarwal and Achla Agarwal. 2005. Python for CS1, CS2 and beyond. Journal of Computing Sciences in Colleges 20, 4 (2005), 262–270.


Rafael Machado Alves, Armando Luiz Costa da Silva, Marcos de Castro Pinto, Fabio Ferrentini Sampaio, and Marcos da Fonseca Elia. 2013. Uso do hardware livre Arduino em ambientes de ensino-aprendizagem. Jornada de Atualização em Informática na Educação 1, 1 (2013), 162–187.


Ramirose Attebury, Julie George, Cindy Judd, and Brad Marcum. 2013. Google docs: a review. Against the Grain 20, 2 (2013), 9.


Lawrence J Awuah. 2015. Supporting 21st-Century Teaching and Learning: The Role of Google Apps for Education (GAFE). Journal of Instructional Research 4 (2015), 12–22.


Alberto Barbero, Barbara Demo, Francesco Vaschetto, et al. 2011. A contribution to the discussion on informatics and robotics in secondary schools. Proceedings RiE (2011).


Paula Bartolo. 2017. Integrating Google Apps and Google Chromebooks into the core curriculum: A phenomenological study of the lived experience of public school teachers. (2017).


Washington Batista, Henderson Chalegre, João Paulo Sena, Allen Santos, David dos Santos, Carlos Rodrigues, and Roberto Bittencourt. 2015. Oficinas de aprendizagem de programação em uma escola pública através do ambiente scratch. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 306–315.


Letícia Berto, Luciana Zaina, and Tiemi Sakata. 2019. Metodologia Para Ensino do Pensamento Computacional para Crianças Baseada na Alternância de Atividades Plugadas e Desplugadas. Revista Brasileira de Informática na Educação 27 (10 2019), 01. https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.02.01


David Boud, Ruth Cohen, and Jane Sampson. 1999. Peer learning and assessment. Assessment & Evaluation in Higher Education 24, 4 (1999), 413–426.


Lucas Mellos Carlos, João Paulo de Lima, José Pedro Schardosim Simão, and Juarez Silva. 2016. block. ino: Um experimento remoto para ensino de lógica de programação, robótica e eletrônica básica. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Vol. 5. 151.


Eduardo OC Chaves. 1998. Tecnologia e educação: o futuro da escola na sociedade da informação. Campinas: Mindware Editora (1998).


Eduardo OC Chaves. 2012. Tecnologia na educação, ensino a distância, e aprendizagem mediada pela tecnolgia. Revista de Educação PUC-Campinas 7 (2012).


Letícia Saraiva Chaves, Carla Ilane Moreira Bezerra, et al. 2019. Ensino de Programação em Escolas Públicas: Relato de uma Ação do PET-TI. In Anais do Workshop de Informática na Escola, Vol. 25. 667.


Ana Cristina Costa, Ricardo Jullian, Cláudia Valéria Assis Mota, Alice Alves Franco, Victor Hugo Jardim Muniz, Luccas de Lima Maia, and Tiago Melo Liese. 2017. Python: Será que é possível numa escola pública de Ensino Médio?. In Anais do Workshop de Informática na Escola, Vol. 23. 255.


Nathalia da Cruz Alves, Christiane Gresse von Wangenheim, Pedro Eurico Rodrigues, Jean Carlo Rossa Hauck, and Adriano Ferreti Borgatto. 2016. Ensino de computação de forma multidisciplinar em disciplinas de história no ensino fundamental – um estudo de caso. Revista Brasileira de Informática na Educação 24, 3 (2016), 31.


Fábio Saraiva da Rocha, Guilherme Frederico Maranghello, and Márcia Maria Lucchese. 2014. Acelerômetro eletrônico e a placa arduino para ensino de física em tempo real. Caderno Brasileiro de Ensino de Física 31, 1 (2014), 98–123.


Luciano Frontino de Medeiros and Luana Priscila Wünsch. 2019. Ensino de programação em robótica com Arduino para alunos do ensino fundamental: relato de experiência. Revista Espaço Pedagógico 26, 2 (2019), 456–480.


Cassia de Oliveira Fernandez, Leandro Coletto Biazon, Alexandre AG Martinazzo, Irene Karaguilla Ficheman, and Roseli de Deus Lopes. 2015. Uma proposta baseada em projetos para oficinas de Internet das Coisas com Arduino voltadas a estudantes do Ensino Médio. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação 13, 2 (2015).


Beatriz Silva de Santana and Claudia Pinto Pereira. 2019. Aproximação de alunas do ensino básico do pensamento computacional: relato de experiência de uma oficina de eletrônica. In Anais do Workshop de Informática na Escola, Vol. 25. 69.


Jeffrey Forbes, David J Malan, Heather Pon-Barry, Stuart Reges, and Mehran Sahami. 2017. Scaling introductory courses using undergraduate teaching assistants. In Proceedings of the 2017 ACM SIGCSE Technical Symposium on Computer Science Education. 657–658.


Selma Simonstein Fuentes. 2014. O porquê e o como das ciências na educação infantil. Pátio – Ciências na Educação Infantil 33 (2014), 08–11.


Jessica Gordon, Peter Henry, and Michaux Dempster. 2013. Undergraduate Teaching Assistants: A Learner-Centered Model for Enhancing Student Engagement in the First-Year Experience. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education 25, 1 (2013), 103–109.


Joel Grus. 2019. Data Science do zero: Primeiras regras com o Python. Alta Books.


Moshe Kam, Yvonne Pelham, and Douglas Gorham. 2007. IEEE Activities in Pre-University Engineering, Computing and Technology (ECT) Education. In 2007 IEEE Meeting the Growing Demand for Engineers and Their Educators – 2010-2020 International Summit, Vol. 50. IEEE, 1–6.


Cátia Mesquita Brasil Khouri, Gidevaldo Novais dos Santos, and Maria Silva Santos Barbosa. 2020. Mapeamento Sistemático em Metodologias de Ensino-Aprendizagem de Programação. Revista de Ciência da Computação 2 (maio 2020), 13–27. https://doi.org/10.22481/recic.v2i1.6669


Greg Lindstrom. 2005. Programming with Python. IT Professional Magazine 7, 5 (2005), 10.


Diego Lopes Marques, Luís Feliphe Silva Costa, Max André de Azevedo Silva, and Ayla Débora Dantas S Rebouças. 2011. Atraindo alunos do ensino médio para a computação: Uma Experiência Prática de Introdução à Programação utilizando Jogos e Python. In Anais do Workshop de Informática na Escola, Vol. 1. 1138–1147.


Veronica Matias, Ewerton Monteiro, Érica Nogueira, and Carlo Emmanoel de Oliveira. 2016. SuperPython: experimento de ensino de programação para crianças. 647. https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.647


Geisiane Souza Matos, Sara Silva, Fabiola Araújo, Yomara Pires, and Marcos Seruffo. 2019. Desenvolvimento de Jogos para Incentivar Meninas na Área da Tecnologia de Informação: Um Estudo de Caso no Ensino Médio de Escola Pública. In Anais do Workshop de Informática na Escola, Vol. 25. 715.


Francisco Édson Nogueira Mélo, Raimundo Ricardo Matos da Cunha, Dyonad Renan Scolaro, and Jhonatan Luiz Campos. 2011. Do Scratch ao Arduino: Uma proposta para o ensino introdutório de programação para cursos superiores de tecnologia. In XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia.


Diba Mirza, Phillip T Conrad, Christian Lloyd, Ziad Matni, and Arthur Gatin. 2019. Undergraduate Teaching Assistants in Computer Science: A Systematic Literature Review. In Proceedings of the 2019 ACM Conference on International Computing Education Research. 31–40.


Elisete Gomes Natário and Acácia Aparecida Angeli dos Santos. 2010. Programa de monitores para o ensino superior. Estudos de Psicologia (Campinas) 27, 3 (2010), 355–364.


Joseph D Oldham. 2005. What happens after Python in CS1? Journal of Computing Sciences in Colleges 20, 6 (2005), 7–13.


Alex Miguel Boaes Pereira and Thomas Jorge Moreira Bastos. 2019. Concepção e implementação da robótica educacional utilizando arduíno e linguagem de programação introdutória scratch como ferramentas didáticas. (2019).


Francisco Tito Silva Santos Pereira, Luis Gustavo Araújo, and Roberto Bittencourt. 2019. Intervenções de Pensamento Computacional na Educação Básica através de Computação Desplugada. In Anais do Workshop de Informática na Escola, Vol. 25. 315–324.


Anderson Luiz Fernandes Perez, Renan Rocha Darós, Fernando Emilio Puntel, and Sandra Regina Vargas. 2013. Uso da Plataforma Arduino para o Ensino e o Aprendizado de Robótica. In International Conference on Interactive Computer aided Blended Learning.


Petrilson Pinheiro. 2018. Produção textual em contexto de ensino superior: rediscutindo perspectivas e procedimentos de ensino-aprendizagem. Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto) 62, 2 (2018), 325–343.


André Luís Alice Raabe, Avelino Francisco Zorzo, Ismar Frango, L Ribeiro, LZ Granville, L Salgado, M Cruz, N Bigolin, S Cavalheiro, and S Fortes. 2017. Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. Sociedade Brasileira de Computação (2017).


Luciano Ramalho. 2015. Python Fluente: Programação clara, concisa e eficaz. Novatec Editora.


Fellipe Ramos and Lilian da Silva Teixeira. 2015. Significação da aprendizagem através do pensamento computacional no ensino médio: uma experiência com Scratch. In Anais do Workshop de Informática na Escola, Vol. 21. 217.


Sebastian Raschka, Joshua Patterson, and Corey Nolet. 2020. Machine Learning in Python: Main developments and technology trends in data science, machine learning, and artificial intelligence. Information 11, 4 (2020), 193.


Stuart Reges. 2003. Using undergraduates as teaching assistants at a state university. ACM SIGCSE Bulletin 35, 1 (2003), 103–107.


Mitchel Resnick. 2007. All I really need to know (about creative thinking) I learned (by studying how children learn) in kindergarten. Creativity and Cognition 2007, CC2007 - Seeding Creativity: Tools, Media, and Environments, 1–6. https://doi.org/10.1145/1254960.1254961


Eric Roberts, John Lilly, and Bryan Rollins. 1995. Using undergraduates as teaching assistants in introductory programming courses: an update on the Stanford experience. In Proceedings of the Twenty-Sixth SIGCSE Technical Symposium on Computer Science Education. 48–52.


Matheus Maia Roque. 2017. Curso Introdutório de Programação para Alunos do Ensino Médio. Extensão em Ação 1, 13 (2017), 31–43.


Lois Rubin and Catherine Hebert. 1998. Model for active learning: Collaborative peer teaching. College Teaching 46, 1 (1998), 26–30.


Pasqueline Dantas Scaico, Anderson Alves de Lima, Jefferson Barbosa Belo da Silva, Silvia Azevedo, Luiz Fernando Paiva, Ewerton Henning Souto Raposo, Yugo Alencar, and João Paulo Mendes. 2012. Programação no ensino médio: uma abordagem de ensino orientado ao design com Scratch. In Anais do Workshop de Informática na Escola, Vol. 1.


A Schleicher. 2018. É preciso continuar avançando. Pátio-. Conhecimento científico no ensino médio, Porto Alegre. Ano IV 12 (2018), 14–16.


Vivien Stewart. 2011. Improving teacher quality around the world. Phi Delta Kappan 92, 8 (2011), 93.


Keith J Topping. 2005. Trends in peer learning. Educational psychology 25, 6 (2005), 631–645.


Bernie Trilling and Charles Fadel. 2009. 21st century skills: Learning for life in our times. John Wiley & Sons.


Lev Semenovich Vygotsky. 1980. Mind in society: The development of higher psychological processes. Harvard University Press.


Neal A Whitman and Jonathan D Fife. 1988. Peer Teaching: To Teach Is To Learn Twice. ASHE-ERIC Higher Education Report No. 4, 1988. ERIC.


S Widodo. 2017. Implementing Google Apps for education as learning management system in math education. In Journal of Physics: Conference Series, Vol. 895. 0–5.


Jeannette M Wing. 2006. Computational thinking. Commun. ACM 49, 3 (2006), 33–35.


Humberto Zanetti, Marcos Borges, and Ivan Ricarte. 2016. Pensamento computacional no ensino de programação: Uma revisão sistemática da literatura brasileira. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), Vol. 27. 21.


Publicado
26/04/2021
JESÚS, Camille de Lima; PEREIRA, Francisco Tito Silva Santos; COSTA, Daniel Alves; SILVA, Diego do Carmo; OLIVEIRA, Eduarda Costa; BAPTISTA, Laís Lara Costa; DA CRUZ, Ozenilson Alisson Pereira; BITTENCOURT, Roberto Almeida. Estudantes Ensinando Computação para a Comunidade: Uma Experiência através do TISP. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 162-172. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14482.