Introcomp: Reflexões de uma Década de Desafios e Conquistas no Ensino de Programação para a Rede Pública de Ensino
Resumo
Este artigo compartilha a trajetória do projeto de extensão universitária Introcomp ao longo dos seus quase 10 anos e apresenta a estratégia que passou a ser adotada na edição do ano de 2020, pela primeira vez, integralmente a distância. Nesse sentido, fazemos uma reflexão sobre a nossa experiência na aplicação de diferentes abordagens para facilitar a aprendizagem de programação para o nosso público-alvo no decorrer desses anos – passando da linguagem C para Python, de aulas tradicionais a aulas totalmente interativas. Com isso, mostramos como as lições aprendidas têm nos ajudado a repensar o uso de metodologias, tecnologias e plataformas digitais no ensino de programação para jovens do ensino médio em tempos de pandemia. A contribuição deste trabalho traz um avanço para o estado da arte e tem o potencial de ampliar o entendimento da comunidade sobre intervenções de educação em computação direcionadas principalmente ao público jovem.
Palavras-chave:
Ensino de programação, Programação no ensino médio, Computação interativa, PBL, Correção automática, Live streaming
Referências
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Publicado
26/04/2021
Como Citar
OLIARI, Marco Antônio Milaneze; ULIANA, José Jorge Moutinho; SILVA, Mirelly Micaella Da; MAIA, Beatriz Matias Santana; PAIVA, Thiago Tineli; GOMES, Roberta Lima; COSTA, Patricia Dockhorn; GUIMARÃES, Rodrigo Laiola.
Introcomp: Reflexões de uma Década de Desafios e Conquistas no Ensino de Programação para a Rede Pública de Ensino. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 173-182.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14483.