A Experiência da Monitoria de Algoritmos e Programação em Cursos de Engenharia na Perspectiva dos Monitores

  • José Solenir Lima Figuerêdo Universidade Estadual de Feira de Santana http://orcid.org/0000-0003-1892-3455
  • Jussara Gomes Machado Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Samuel Vitório Lima Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Cláudio Sérgio da Silva Cerqueira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Claudia Pinto Pereira Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0002-2552-2089

Resumo


A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada dos estudantes nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. O exercício da monitoria é uma oportunidade para o estudante monitor desenvolver habilidades inerentes à docência, além de aprofundar conhecimentos na área específica. No entanto, apesar da motivação otimista na concepção da monitoria, a sua ação efetiva depende de muitos fatores, que vão desde o interesse particular dos estudantes monitorados até às atividades desenvolvidas pelo monitor. Neste sentido, refletir e compreender como os monitores enxergam a monitoria constitui-se uma atividade fundamental. Assim, este estudo relata a experiência vivenciada pelos estudantes monitores vinculados a um projeto de monitoria que auxilia disciplinas que trabalham com tópicos relacionados à lógica e ao raciocínio matemático, notadamente a programação de computadores. Junto à experiência vivenciada, são apontadas as principais dificuldades e possíveis intervenções. Os resultados revelam que Contribuir significativamente com o processo de aprendizagem de outros estudantes e o Interesse em ingressar na vida acadêmica/docente são os principais motivos que levam os estudantes a entrarem no projeto de monitoria. Também indicaram que a monitoria permitiu melhorar suas estratégias de ensino, o conhecimento sobre linguagens de programação e a oralidade. Além disso, os monitores apontaram que a monitoria consegue ajudar, efetivamente, os alunos em relação à linguagem de programação e ao raciocínio lógico. As principais lições aprendidas foram: o aprofundamento do conhecimento, o potencial da aprendizagem colaborativa e, finalmente, a dificuldade com conceitos abstratos de computação.
Palavras-chave: monitoria, aprendizado ativo, aprendizagem de computação, programação de computadores

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Publicado
26/04/2021
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FIGUERÊDO, José Solenir Lima; MACHADO, Jussara Gomes; LIMA, Samuel Vitório; CERQUEIRA, Cláudio Sérgio da Silva; PEREIRA, Claudia Pinto. A Experiência da Monitoria de Algoritmos e Programação em Cursos de Engenharia na Perspectiva dos Monitores. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 183-192. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14484.