PS4W: Programa de Inclusão Jovem e Feminina na Área Tecnológica

Resumo


A presença feminina em cursos e atividades profissionais relacionadas às áreas de exatas e de tecnologia é notadamente reduzida. De modo irreflexivo, meninas são afastadas dessas áreas, sendo submetidas predominantemente a comentários e brincadeiras que projetam tarefas domésticas, ao invés de trabalharem o raciocínio lógico e o pensamento computacional. Considerando estes fatores, o projeto de extensão Programa Sabará for Women (PS4W), exerce a missão de disseminar e estimular o desenvolvimento do pensamento computacional de meninas das escolas públicas da cidade mineira de Sabará. Para isso, foram lecionados conteúdos sobre raciocínio lógico, robótica e programação de computadores, orientados por meninas e mulheres que atuam na equipe do projeto. O PS4W representou uma grande experiência tanto para as instrutoras quanto para as alunas, as quais relataram possuir um interesse maior nas áreas de tecnologia ao fim do curso. O projeto também foi pauta de uma série de reportagem premiada nacionalmente e participou da Olimpíada Brasileira de Robótica, conquistando medalhas de honra ao mérito. Além disso, promoveu a formatura de mais de 80 alunas da rede pública de ensino da cidade, integrando as principais representações educacionais do município e do estado. A partir desses resultados foi possível perceber que o projeto se revelou como uma ação inovadora e de grande impacto na cidade. Ademais, a partir do desenvolvimento do PS4W, notou-se a necessidade de implementação de novas estratégias de ensino de tecnologia no município, e, por consequência, foram criados novos desdobramentos do projeto original, Programa Sabará, que vem beneficiando outros jovens da cidade.
Palavras-chave: meninas, escolas públicas, robótica, programação

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Publicado
26/04/2021
ALEXANDRINO, Nádia L. A.; SILVA, Carlos A.; TARGA, Cristiane N.; CONRADO, Daniel B. F.. PS4W: Programa de Inclusão Jovem e Feminina na Área Tecnológica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 204-210. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14486.