Aulas Invertidas e Práticas Lúdicas no Ensino de Redes de Computadores

Resumo


A disciplina de Redes de Computadores é um desafio tanto para os professores, quanto para os alunos devido à sua natureza demasiadamente teórica. Para subverter essa situação, a adoção de metodologias que aumentem a motivação e o envolvimento dos alunos e os tornem protagonistas de sua aprendizagem emergem como possíveis soluções. Nesse contexto, a Aprendizagem Baseada em Jogos, do inglês Game Based Learning e Aulas Invertidas, do inglês Flipped Classroom, se apresentam como metodologias de ensino promissoras. O artigo descreve um conjunto de práticas criados e evoluídos durante os últimos dez anos no curso de graduação Sistemas e Mídias Digitais (compreendendo quatorze edições) da Universidade Federal do Ceará. Ao fim de cada semestre os alunos são convidados a responder um questionário avaliativo compartilhando suas experiências sobre a disciplina e os impactos das atividades e metodologias aplicadas, guiando mudanças e melhorias para as próximas versões da disciplina. Em 2020, durante o período de isolamento social causado pela pandemia global do novo corona vírus, onde uma abordagem de ensino remota precisou ser adotada, foi realizada uma avaliação antes da conclusão disciplina, para identificar possíveis problemas de adaptação do modelo. Houve grande contraste entre as avaliações do ensino em contexto presencial e remoto, o primeiro sendo avaliado, majoritariamente, de forma positiva, enquanto no contexto remoto houve maior incidência de opiniões negativas, evidenciando potenciais dificuldades de adaptação do modelo.
Palavras-chave: Redes de Computadores, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Jogos

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Publicado
26/04/2021
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LIMA, Tarik Lopes Ponciano; CARVALHO, Windson Viana de. Aulas Invertidas e Práticas Lúdicas no Ensino de Redes de Computadores. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 211-218. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14487.