Formação Continuada de Professores em Pensamento Computacional: Um Relato de Experiência do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional

  • Jeanne da Silva Barbosa Bulcão UFRN
  • Charles A. G. Madeira UFRN https://orcid.org/0000-0002-4460-2877
  • Carlos Artur Guimarães UFRN
  • Crisiany Alves Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo


A sociedade contemporânea há tempos tem experimentado mudanças e transformações provocadas pelos avanços científicos e tecnológicos que afetam e modificam o mercado trabalho, as relações sociais, a cultura, a ciência e a educação. Entretanto, chama atenção o fato da Educação Básica brasileira ainda não estar alinhada a esta tendência mundial e ainda ensaiar experiências de integração das tecnologias digitais na rotina das escolas públicas. Isso se deve, em parte, à formação inicial dos professores que pouco contempla o uso pedagógico das tecnologias digitais para os processos de ensino e de aprendizagem. Além disso, também torna-se cada vez mais necessário incentivar práticas educativas que estimulem habilidades relacionadas à capacidade de resolver problemas, lidar com frustrações e criar soluções como condições essenciais para que as pessoas possam se desenvolver integralmente e profissionalmente, permitindo o ingresso e a manutenção no mercado de trabalho. Neste sentido, uma direção que vem se popularizando nos últimos anos e tem incentivado o aparecimento de um grande número de iniciativas relacionadas ao uso das tecnologias digitais na educação é a do Pensamento Computacional. É nesta direção que se insere o presente artigo que tem como objetivo relatar a experiência de um curso de formação continuada em Pensamento Computacional do Programa [omitido], realizado com professores do Ensino Fundamental dos anos finais. Esse curso uniu as metodologias da aprendizagem baseada em resolução de problemas, computação desplugada, jogos digitais e programação visual, a fim de estimular o desenvolvimento do Pensamento Computacional como um instrumento de aumento do poder cognitivo e operacional humano, integrando-o nas práticas pedagógicas dos professores. Como resultados da experiência, os professores adotaram novas estratégias no seu ambiente de trabalho, elaborando e aplicando práticas educativas integradas ao Pensamento Computacional em escolas públicas da rede de ensino.
Palavras-chave: Formação Continuada, Educação Básica, Pensamento Computacional, Metodologias Ativas

Referências

Avila, C., Bordini, A., Marques, M., Cavalheiro, S. e Foss, L.: Desdobramentos do Pensamento Computacional no Brasil. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE-2016), p.200-209, 2016.


CIEB: Currículo de Referência em Tecnologia e Computação. Centro de Inovação para a Educação Brasileira, 2018. Disponível em: http://curriculo.cieb.net.br/.


MEC: Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/


Wing, J.: Computational Thinking. Communications of the ACM, 49(3), 2006.


Valente, J. A. Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista E-curriculum, 14(3), 864-897, 2016.


Mandaji, M., Da Silva, R. K., Terçariol, A. A. D. L., & Mazurkievicz, G. L. (2018). O Programaê! e a formação de professores para a integração do pensamento computacional ao Currículo. CIET: EnPED.


Papert, S. (1994). A máquina das crianças. Porto Alegre: Artmed, 17.


Zanetti, H., & Oliveira, C. (2015, October). Práticas de ensino de Programação de Computadores com Robótica Pedagógica e aplicação de Pensamento Computacional. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 4, No. 1, p. 1236).


De Paula, B. H., Valente, J. A., & Burn, A. (2014). O uso de jogos digitais para o desenvolvimento do currículo para a Educação Computacional na Inglaterra. Currículo sem Fronteiras, 14(3), 46-71.


Brennan, K., & Resnick, M. (2012, April). New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. In Proceedings of the 2012 annual meeting of the American educational research association, Vancouver, Canada (Vol. 1, p. 25).


Silva, V., da Silva, L. L., & França, R. (2017, October). Pensamento computacional na formação de professores: experiências e desafios encontrados no ensino da computação em escolas públicas. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 23, No. 1, p. 805).


Barcelos, T., Bortoletto, R., & Andrioli, M. (2016, November). Formação online para o desenvolvimento do Pensamento Computacional em professores de Matemática. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 5, No. 1, p. 1228).


Ramalho, B. L. (2013). Formação, representações e saberes docente: elementos para se pensar a profissionalização dos professores. Mercado de letras.


Grover, S., & Pea, R. (2013). Pensamento computacional em K-12: Uma revisão do estado do campo. Pesquisador educacional, 42(1), 38-43.


Almeida, M. D., & Valente, J. A. (2011). Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes. São Paulo: Paulus, 1, 93.]


Raabe, A. L. A., Gomes, A. S., Bittencourt, I. I., & Pontual, T. (2016). Educação criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem. Pipa Comunicação.


Lévy, P. (2007). Inteligência coletiva (A). Edições Loyola.
Publicado
26/04/2021
Como Citar

Selecione um Formato
BULCÃO, Jeanne da Silva Barbosa; MADEIRA, Charles A. G.; GUIMARÃES, Carlos Artur; SOUSA, Crisiany Alves. Formação Continuada de Professores em Pensamento Computacional: Um Relato de Experiência do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 219-226. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14488.