Desenvolvendo e descobrindo competências no currículo escolar por meio do Raciocínio Computacional
Resumo
A escola enquanto espaço de desenvolvimento, produção e compartilhamento de conhecimentos tem procurado se posicionar perante a realidade e prover ações educacionais pertinentes às exigências de seus sistemas educacionais e sociais da contemporaneidade. Neste artigo relatamos a experiência vivenciada durante as atividades de intervenções realizadas em um curso de formação continuada de professores para apropriação didática do Raciocínio Computacional. Por meio de experimentações didáticas, foram discutidas questões conceituais relacionadas às habilidades do Raciocínio Computacional para o desenvolvimento de competências curriculares. As atividades foram semipresenciais, com uso de metodologias ativas e diferentes recursos midiáticos. Ao final do curso foram realizadas autoavaliações e produzido um documento compilado de todas as práticas desenvolvidas e experienciadas pelos professores participantes.
Palavras-chave:
formação de professores, raciocínio computacional, pensamento computacional
Referências
Aldo M. Filho. 2015. Competências de aprendizagem do século XXI: como desenvolver atividades nas disciplinas do parâmetro curricular nacional (PCN) com o uso do Scratch? In Anais do Educere – XII Congresso Nacional de Educação.
Jeannette M. Wing. 2006. Computational thinking. Communications of the ACM 49.3 33-35.
Ana C. Ferreira, André Melhor, Jandiaci Barreto, Luiz F. de Paiva, Ecivaldo Matos. 2015. Experiência prática interdisciplinar do raciocínio computacional em atividades de computação desplugada na educação básica. In Anais do Workshop de Informática na Escola. Vol. 21, No. 1, p. 256.
Luiz F. de Paiva, Ana C. Ferreira, Caio Rocha, Jandiaci Barreto, André Melhor, Randerson Lopes, Ecivaldo Matos. 2015. Uma experiência piloto de integração curricular do raciocínio computacional na educação básica. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Vol. 4, No. 1, p. 1300.
Christian Brackmann, Dante Barone, Ana Casall, Rafael Boucinha, Susana Muñoz-Hernandez. 2016. Computational Thinking: Panorama of the Americas. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/310807767_Computational_thinking_Panorama_of_the_Americas. Acesso em: Out 2020. 978-1-5090-4596-9/16/$31.00 ©2016 IEEE.
Camille A. de O. Santos, Carla C. de F. Silva, Ana B. C. M. de Oliveira. 2017. Formação de professores: o desafio da prática. In Anais do Edcuere – XIII Congresso Nacional de Educação.
Susana S. Tozetto. 2017. Docência e formação continuada. In Anais do Edcuere – XIII Congresso Nacional de Educação, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, Curitiba - PR. p. 24537-24549. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23503_13633.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.
Suéllen R. Martinelli, Luciana M. Zaina, Tiemi C. Sakata. Linking Computational Thinking and BNCC in Primary School: a qualitative study on the perspective of teachers. Journal on Computational Thinking (JCThink), v. 3, p. 19-33, 2020.
Rozelma França, Victor Ferreira, Luma de Almeida e Haroldo do Amaral. 2014. A disseminação do pensamento computacional na educação básica: lições aprendidas com experiências de licenciandos em computação. In Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação, July 28, 2014, Brasília, Brasil. SBC, Porto Alegre, Brasil, 219-228.
Michael Lodi. 2017. Growth Mindset in Computational Thinking Teaching and Teacher Training. Proceedings of the 2017 ACM Conference on International Computing Education Research. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 281-282.
Rania Hodhod, Shamim Khan, Yesem Kurt-Peker, and Lydia Ray. 2016. Training Teachers to Integrate Computational Thinking into K-12 Teaching. In Proceedings of the 47th ACM Technical Symposium on Computing Science Education (SIGCSE '16). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 156–157.
Louise A. S. do C. Paz. 2017. O Pensamento Computacional e a formação continuada de professores: uma experiência com as TICs. RPGE– Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v.21, n. esp.3, p. 1655-1667, dez.
Christian Brackmann. 2017. Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de Atividades Desplugadas na Educação Básica. 226f. Tese (Doutorado em Informática na Educação). Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS.
Japiassú, H.; Marcondes, D. 1993. Dicionário básico de filosofia. Zahar.Rio de Janeiro.
Jeannette M. Wing. 2006. Computational thinking. Communications of the ACM 49.3 33-35.
Ana C. Ferreira, André Melhor, Jandiaci Barreto, Luiz F. de Paiva, Ecivaldo Matos. 2015. Experiência prática interdisciplinar do raciocínio computacional em atividades de computação desplugada na educação básica. In Anais do Workshop de Informática na Escola. Vol. 21, No. 1, p. 256.
Luiz F. de Paiva, Ana C. Ferreira, Caio Rocha, Jandiaci Barreto, André Melhor, Randerson Lopes, Ecivaldo Matos. 2015. Uma experiência piloto de integração curricular do raciocínio computacional na educação básica. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Vol. 4, No. 1, p. 1300.
Christian Brackmann, Dante Barone, Ana Casall, Rafael Boucinha, Susana Muñoz-Hernandez. 2016. Computational Thinking: Panorama of the Americas. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/310807767_Computational_thinking_Panorama_of_the_Americas. Acesso em: Out 2020. 978-1-5090-4596-9/16/$31.00 ©2016 IEEE.
Camille A. de O. Santos, Carla C. de F. Silva, Ana B. C. M. de Oliveira. 2017. Formação de professores: o desafio da prática. In Anais do Edcuere – XIII Congresso Nacional de Educação.
Susana S. Tozetto. 2017. Docência e formação continuada. In Anais do Edcuere – XIII Congresso Nacional de Educação, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, Curitiba - PR. p. 24537-24549. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23503_13633.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.
Suéllen R. Martinelli, Luciana M. Zaina, Tiemi C. Sakata. Linking Computational Thinking and BNCC in Primary School: a qualitative study on the perspective of teachers. Journal on Computational Thinking (JCThink), v. 3, p. 19-33, 2020.
Rozelma França, Victor Ferreira, Luma de Almeida e Haroldo do Amaral. 2014. A disseminação do pensamento computacional na educação básica: lições aprendidas com experiências de licenciandos em computação. In Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação, July 28, 2014, Brasília, Brasil. SBC, Porto Alegre, Brasil, 219-228.
Michael Lodi. 2017. Growth Mindset in Computational Thinking Teaching and Teacher Training. Proceedings of the 2017 ACM Conference on International Computing Education Research. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 281-282.
Rania Hodhod, Shamim Khan, Yesem Kurt-Peker, and Lydia Ray. 2016. Training Teachers to Integrate Computational Thinking into K-12 Teaching. In Proceedings of the 47th ACM Technical Symposium on Computing Science Education (SIGCSE '16). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 156–157.
Louise A. S. do C. Paz. 2017. O Pensamento Computacional e a formação continuada de professores: uma experiência com as TICs. RPGE– Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v.21, n. esp.3, p. 1655-1667, dez.
Christian Brackmann. 2017. Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de Atividades Desplugadas na Educação Básica. 226f. Tese (Doutorado em Informática na Educação). Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS.
Japiassú, H.; Marcondes, D. 1993. Dicionário básico de filosofia. Zahar.Rio de Janeiro.
Publicado
26/04/2021
Como Citar
MATOS, Ecivaldo de Souza; COUTINHO, Claudia Borges; SANTOS, Euma Silva; DOS SANTOS, Juliana Maria Oliveira; AZEVEDO, Leonardo Ribeiro de; TAVARES, Gracielle Oliveira; ZABOT, Diego.
Desenvolvendo e descobrindo competências no currículo escolar por meio do Raciocínio Computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 255-262.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14492.