Desenvolvendo e descobrindo competências no currículo escolar por meio do Raciocínio Computacional

Resumo


A escola enquanto espaço de desenvolvimento, produção e compartilhamento de conhecimentos tem procurado se posicionar perante a realidade e prover ações educacionais pertinentes às exigências de seus sistemas educacionais e sociais da contemporaneidade. Neste artigo relatamos a experiência vivenciada durante as atividades de intervenções realizadas em um curso de formação continuada de professores para apropriação didática do Raciocínio Computacional. Por meio de experimentações didáticas, foram discutidas questões conceituais relacionadas às habilidades do Raciocínio Computacional para o desenvolvimento de competências curriculares. As atividades foram semipresenciais, com uso de metodologias ativas e diferentes recursos midiáticos. Ao final do curso foram realizadas autoavaliações e produzido um documento compilado de todas as práticas desenvolvidas e experienciadas pelos professores participantes.
Palavras-chave: formação de professores, raciocínio computacional, pensamento computacional

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Publicado
26/04/2021
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MATOS, Ecivaldo de Souza; COUTINHO, Claudia Borges; SANTOS, Euma Silva; DOS SANTOS, Juliana Maria Oliveira; AZEVEDO, Leonardo Ribeiro de; TAVARES, Gracielle Oliveira; ZABOT, Diego. Desenvolvendo e descobrindo competências no currículo escolar por meio do Raciocínio Computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 255-262. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14492.