Plugando o Desplugado para Ensino de Computação na Escola Durante a Pandemia do Sars-CoV-2

  • Tainã Ellwanger Tavares Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Samanta Ghisleni Marques Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Marcia Kniphoff da Cruz Universidade de Santa Cruz do Sul

Resumo


Este trabalho relata a experiência da necessidade encontrada pelo projeto UNISC Inclusão Digital para adequar materiais didáticos de Computação Desplugada em materiais didático-digitais-computacionais (Computação Plugada), devido à pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2. O método adotado envolveu consulta à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao currículo do Centro de Inovação da Educação Brasileira (CIEB) e diretrizes da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) para a Educação Básica e produção de animações computacionais. Foram desenvolvidas seis animações e duas delas foram utilizadas com estudantes do 5º ano para coleta de dados. Os resultados apontam que as animações computacionais representaram um excelente meio de introduzir conceitos de Computação na escola, uma vez que, dos 28 estudantes participantes, 100% apresentou capacidade de indicar situações em que Algoritmos são empregados para a resolução de desafios, e ainda, 82% demonstrou ter assimilado o conceito de PC.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Computação Desplugada, Computação Plugada, Animações Computacionais, Ensino Fundamental

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Publicado
26/04/2021
TAVARES, Tainã Ellwanger; MARQUES, Samanta Ghisleni; CRUZ, Marcia Kniphoff da. Plugando o Desplugado para Ensino de Computação na Escola Durante a Pandemia do Sars-CoV-2 . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 263-271. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14493.