A Utilização do APP Bitmoji na Criação de Personagens de Histórias em Quadrinhos sobre Computação

Resumo


Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre o processo de utilização do aplicativo Bitmoji na criação de personagens de histórias em quadrinhos sobre a computação. Tal experiência foi desenvolvida por acadêmicos do curso de licenciatura em computação, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Além do aplicativo Bitmoji, foram utilizados o Software PowerPoint, Google Docs, Google Meet, bancos de imagens gratuitas e o Editor de imagens GIMP. Ao final da experiência, foram produzidas 14 HQs que abordaram diversos objetos de conhecimento sugeridos pelas Diretrizes para o Ensino de Computação na Educação Básica da SBC. Além disso, destacase que os acadêmicos de licenciatura em computação puderam vivenciar experiências práticas, desenvolvendo ações de planejamento educacional, seleção de conteúdo, definição de habilidades e competências, na perspectiva de elaborar as histórias em quadrinhos para transpor didaticamente os conceitos da computação.
Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos, Ensino de Computação, PIBID

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Publicado
24/04/2022
COSTA JUNIOR, Almir de O.; GUEDES, Andrey de Jesus; SOUZA, Gabriel Gonçalves de; RIVERA, José Anglada. A Utilização do APP Bitmoji na Criação de Personagens de Histórias em Quadrinhos sobre Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 132-141. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2022.19207.