Analisando os Dados do Percurso Acadêmico do Curso de Sistemas de Informação para Auxiliar na Revisão do PPC

Resumo


O número de ingressantes na educação superior aumentou com a ampliação das políticas públicas voltadas ao setor educacional. Com isso, novas problemáticas passaram a ganhar destaque no meio acadêmico, tais como a evasão. Dessa forma, este trabalho propõe analisar os dados do percurso acadêmico do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com o objetivo de reunir contribuições para auxiliar na revisão do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) como forma de identificar e minimizar as causas da evasão. Assim, através do método de extração de dados semi-automatizadas, foram desenvolvidas análises que responderam as questões de pesquisa e subsidiaram na identificação das principais melhorias a serem implementadas no PPC.

Palavras-chave: Evasão acadêmica, Ensino superior, Revisão do PPC

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Publicado
24/04/2022
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NASCIMENTO, Roberto P.; SOUSA, Gabriela D. S. de; NASCIMENTO, Mariana W. B.; REIS, Josivan R.. Analisando os Dados do Percurso Acadêmico do Curso de Sistemas de Informação para Auxiliar na Revisão do PPC. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 189-196. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2022.19213.