Uma Análise da Curricularização da Extensão na Graduação em Computação: Possibilidades e Desafios

Resumo


A Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de Dezembro de 2018, institui que 10% da carga horária curricular de um curso de graduação seja cumprida por meio de ações de extensão. O processo de reestruturação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) vem sendo realizado acompanhado de desafios, uma vez que a extensão universitária, quando comparada ao ensino e a pesquisa, ainda não é amplamente entendida e realizada nas Instituições de Ensino Superior. O objetivo deste artigo é identificar as estratégias de curricularização da extensão em cursos da área de Computação, assim como os principais desafios e sugestões. Para isso, foi realizada uma busca por documentos e artigos que resultou em 20 PPCs e 9 artigos. Os resultados evidenciam que até o momento poucos cursos incorporaram a extensão na grade curricular. As estratégias encontradas foram a que insere a extensão em disciplinas onde tópicos específicos da área são desenvolvidos, a que desenvolve ações de extensão diversas em disciplinas genéricas, a que permite que o estudante tenha autonomia para escolher as ações que deseja participar, sem que isso esteja vinculado a uma disciplina, ou uma combinação destes três tipos. As estratégias mais frequentes são as que desenvolvem a extensão em disciplinas genéricas e em ações de extensão de livre escolha dos estudantes.

Palavras-chave: Educação em Computação, Extensão universitária, Curricularização da extensão

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Publicado
24/04/2023
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BORDIN, Andrea Sabedra. Uma Análise da Curricularização da Extensão na Graduação em Computação: Possibilidades e Desafios. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 262-269. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228210.