Uma Análise da Curricularização da Extensão na Graduação em Computação: Possibilidades e Desafios
Resumo
A Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de Dezembro de 2018, institui que 10% da carga horária curricular de um curso de graduação seja cumprida por meio de ações de extensão. O processo de reestruturação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) vem sendo realizado acompanhado de desafios, uma vez que a extensão universitária, quando comparada ao ensino e a pesquisa, ainda não é amplamente entendida e realizada nas Instituições de Ensino Superior. O objetivo deste artigo é identificar as estratégias de curricularização da extensão em cursos da área de Computação, assim como os principais desafios e sugestões. Para isso, foi realizada uma busca por documentos e artigos que resultou em 20 PPCs e 9 artigos. Os resultados evidenciam que até o momento poucos cursos incorporaram a extensão na grade curricular. As estratégias encontradas foram a que insere a extensão em disciplinas onde tópicos específicos da área são desenvolvidos, a que desenvolve ações de extensão diversas em disciplinas genéricas, a que permite que o estudante tenha autonomia para escolher as ações que deseja participar, sem que isso esteja vinculado a uma disciplina, ou uma combinação destes três tipos. As estratégias mais frequentes são as que desenvolvem a extensão em disciplinas genéricas e em ações de extensão de livre escolha dos estudantes.
Referências
Clovis Boscarioli, Luiz Antonio Rodrigues, Ivonei Freitas Silva, and Sandra Mara Stocker Lago. 2022. Curricularização da Extensão no Ensino de Empreendedorismo em Computação: Interdisciplinaridade e Vivência Estudantil. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação. SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 145–156.
Brasil. 2012. Política Nacional de Extensão Universitária. https://www.ufmg.br/proex/renex/index.php/documentos/documentos
Brasil. 2014. Plano Nacional de Educacação - Lei Nº 13.005/2014. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm
Brasil. 2016. Resolução Nº 5, de 16 de novembro de 2016. http://portal.mec.gov.br/
Brasil. 2018. Resolução CNE/CES Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. [link]
Isabel Cafezeiro and Leonardo Cruz Costa. 2021. Extensão universitária e formação sociotécnica: estratégias para a graduação em Sistemas de Informação. Revista Tecnologia e Sociedade 7, 92–112.
Isabel Cafezeiro, Leonardo Cruz Costa, and Ricardo MARQUES, Ivan da Costa; KUBRUSLY. 2018. Categorização de Saberes e Configuração do Campo da Computação. In V Simpósio de História da Informática da América Latina e Caribe. UFRJ/NCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 193–210
Mônica Cunha and Marcílio Souza-Júnior. 2021. Concepção da Curricularização da Extensão no Bacharelado em Sistemas de Informação: Relato de Experiência do IFAL Campus Maceió.. In Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 193–196.
Roberta Ekuni and Bruno Miguel Nogueira de Souza. 2022. Projetando a Extensão: Articulando Ensino e Extensão em uma Experiência em Sala de Aula. ExtraMuros 10, 2–12.
C. M. Mello, J. R. M. Almeida-Neto, and R. P. Petrillo. 2020. Curricularização da Extensão Universitária (1st ed.). Editora Freitas Bastos, Rio de Janeiro, RJ.
Ministério da Educação. 2016. Resolução Nº 5, de 16 de novembro de 2016. http://portal.mec.gov.br/
Roberto Nascimento, Gabriela Sousa, Mariana Nascimento, and Josivan Reis. 2022. Analisando os Dados do Percurso Acadêmico do Curso de Sistemas de Informação para Auxiliar na Revisão do PPC. In Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (Online). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 189–196.
R. P. do Nascimento, L. H. C. Nunes, M. W. B. Nascimento, C. M. C. Paxiúba, and J. R. Reis. 2021. Analyzing Data from Computer Science Graduates to Assist in the Revision of the Course Pedagogical Project. In XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 75–82.
Gislaine Pereira Santana. 2021. Podcasts Jornalísticos para Ensino e Extensão. In Curricularização da extensão : ações curriculares vencedoras. CEUB, Brasília, DF, Brasil, 24–35. [link]
F. M. Serva. 2020. A Extensão Universitária e sua Curricularização (1st ed.). Editora Lumen Juris, Rio de Janeiro, RJ.
Egon Sewald, Greyson Alberto Rech, and Vitor Sales Dias da Rosa. 2019. A construção do primeiro curso adequado a políticas de extensão no currículo no IFSC: planejamento pedagógico de sistemas de informação e ações iniciais. Caminho Aberto: Revista de extensão do IFSC.
André Almeida Silva. 2019. Programa de Curricularização da Extensão Universitária do Curso de Sistemas de Informação FORMAÇÃO. ARAPIRACA/PENEDO/UFAL/PROGRAD. Revista Eletrônica Extensão em Debate 6, 24–35. https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/9316