Currículo Paulista e o Programa Inova Educação: as tecnologias digitais e as novas diretrizes curriculares do estado de São Paulo

Resumo


Com a homologação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em 2018, todos os estados brasileiros tiveram de adaptar seus currículos a novas diretrizes curriculares. No estado de São Paulo, o Currículo Paulista tem como pilares principais os conceitos de educação integral e metodologias ativas na aprendizagem. Pensando nessas premissas, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo criou o Programa Inova Educação, uma proposta para garantir as mudanças estruturais nas escolas públicas do estado. As principais mudanças foram a diminuição do tempo das aulas, o aumento de uma aula diária e a inclusão de três novas disciplinas na grade curricular: "Projeto de Vida", "Eletiva" e "Tecnologia e Inovação". Neste artigo, procuramos fazer uma análise do Currículo Paulista e do Programa Inova com vistas a compreender como as tecnologias digitais se inserem nas novas diretrizes curriculares do Estado de São Paulo. Como resultado, procuramos contribuir com subsídios para futuras pesquisas sobre a inserção da disciplina de Tecnologia e Inovação nas escolas, no que tange a formação de professores, o currículo em ação e a intercessão da nova disciplina com o recente complemento à BNCC na área de Computação.

Palavras-chave: Currículo, São Paulo, Inova Educação, Tecnologias Digitais

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Publicado
24/04/2023
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PEREIRA, Ayana Cristina Anselmo; FONSECA, Henrique Arakaki; LINHALIS, Flávia. Currículo Paulista e o Programa Inova Educação: as tecnologias digitais e as novas diretrizes curriculares do estado de São Paulo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 270-279. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228290.