Currículo Paulista e o Programa Inova Educação: as tecnologias digitais e as novas diretrizes curriculares do estado de São Paulo
Resumo
Com a homologação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em 2018, todos os estados brasileiros tiveram de adaptar seus currículos a novas diretrizes curriculares. No estado de São Paulo, o Currículo Paulista tem como pilares principais os conceitos de educação integral e metodologias ativas na aprendizagem. Pensando nessas premissas, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo criou o Programa Inova Educação, uma proposta para garantir as mudanças estruturais nas escolas públicas do estado. As principais mudanças foram a diminuição do tempo das aulas, o aumento de uma aula diária e a inclusão de três novas disciplinas na grade curricular: "Projeto de Vida", "Eletiva" e "Tecnologia e Inovação". Neste artigo, procuramos fazer uma análise do Currículo Paulista e do Programa Inova com vistas a compreender como as tecnologias digitais se inserem nas novas diretrizes curriculares do Estado de São Paulo. Como resultado, procuramos contribuir com subsídios para futuras pesquisas sobre a inserção da disciplina de Tecnologia e Inovação nas escolas, no que tange a formação de professores, o currículo em ação e a intercessão da nova disciplina com o recente complemento à BNCC na área de Computação.
Referências
Ministério da Educação BRASIL. 2018. Base Nacional Comum Curricular.
Bianca Bardi Castilho. 2021. A influência conservadora e empresarial na perpetuação da dualidade educacional no século XXI: o processo de implementação da reforma do Ensino Médio no Estado de São Paulo. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14740
Sandra Regina Santana Costa, Barbara Cristina Duqueviz, and Regina Lúcia Sucupira Pedroza. 2015. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional 19, 603–610. Publisher: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE).
Ministério da Educação. 2013. DCN - Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. MEC, SEB, DICEI, Brasília. [link].
Ministério da Educação. 2022. BNCC Computação. [link].
Presidência da República. 1988. Constituição da República Federativa do brasil de 1988. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Presidência da República. 1996. LDB Lei 9.394. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Presidência da República. 2017. Lei 13.415. [link]
Rodrigo Pereira da Silva. 2021. Programa paulista inova educação (2020): o mercado adentrando a escola. Brazilian Journal of Development 7, 3, 23348–23367. https://www.brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/25960
Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. 2022. Parecer CNE/CEB nº 2/2022 – Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). [link]
Michel Desmurget. 2021. O maravilhoso mundo do digital na escola. In A Fábrica de Cretinos Digitais: os perigos das telas para nossas crianças (1a edição ed.). Vestígio, São Paulo, 111–136
Conselho Nacional de Educação (CNE). 2018. Resolução CNE/CP nº 4, de 17 de dezembro de 2018, que institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM). [link]
Secretária da Educação EFAPE. 2022. Inova Educação. https://inova.educacao.sp.gov.br/
Secretária da Educação EFAPE. 2022. Inova Educação. https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/
Débora Cristina Goulart and Felipe Alencar. 2021. Inova Educação na rede estadual paulista: programa empresarial para formação do novo trabalhador. Germinal: Marxismo e Educação em debate 13, 1, 337–366. https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43759
Luana Aparecida de Oliveira Jorge. 2021. Transição Curricula Paulista: Programa Inova Educação e a Implementação do currículo do Ensino Médio. [link]
Barbara Kitchenham and Stuart Charters. 2007. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering (EBSE 2007-001). Technical Report. Department of Computer Science, University of Durham, Durham, UK, Keele University and Durham University Joint Report.
Imprensa MEC/CNE. [n.d.]. RESOLUÇÃO Nº 1, DE 4 DE OUTUBRO DE 2022 - Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC. [link].
Bruno Cesar Costa Ribeiro Mira, José Lucas Pedreira Bueno, and Alcides Mariano Ribeiro. 2021. A intensificação do trabalho dos professores na rede pública do estado de São Paulo com o Programa Inova Educação. Communitas 5, 12, 170–184. https://revistas.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5622
Antonio Flavio Barbosa Moreira and Vera Maria Candau. 2007. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 17–44
Omar Calazans Pereira. [n.d.]. Políticas Públicas de Orientação Profissional na Educação Básica: O Projeto de Vida no Programa Ensino Integral e no Programa Inova Educação. 152–157
Marília Gabriella Ribeiro Peres. 2021. Inovação na escola pública: polissemia do conceito e análise do Programa Inova Educação de São Paulo. [link].
Thayline Vieira Queiroz and Fernanda Catia Bozelli. [n.d.]. Componente Curricular Eletica e os efeitos de sentido sobre o perfil do professor. 3420–3426. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/15463
Carolina Moreira [UNIFESP Russo. [n.d.]. Vivência docente no componente curricular “projeto de vida”: entre a Inovação e a produção do fracasso Vivência docente no componente curricular “projeto de vida”: entre a Inovação e a produção do fracasso. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60556 Accepted: 2021-03-18T16:03:50Z Publisher: Universidade Federal de São Paulo.
Maluy Delgado da Silva and Vladimir Fernandes. [n.d.]. A contribuição da escola no preparo dos jovens do futuro: A proposta do Projeto de Vida das escolas do PEI | Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. 7, 6, 266–285. https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/1370
Secretária da Educação São Paulo. 2019. Currículo Paulista - Educação Infantil e Ensino Fundamental. [link].
Secretária da Educação São Paulo. 2020. Currículo Paulista - Ensino Médio. [link]
Diego Mariano Valero. [n.d.]. Matemática Financeira como Eletiva do Programa Inova Educação do Governo do Estado de São Paulo. [link]