Pensamento Computacional e Tecnologias Digitais na Formação de Professores: uma Análise Curricular de Cursos de Licenciatura

Resumo


Regida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a formação de professores tem sido muito discutida nos dias atuais, dada a demanda de inovação na educação com aplicação de tecnologias da informação e comunicação (TICs) e de fundamentos da computação, como o pensamento computacional (PC). A Base Nacional Comum Curricular já menciona o PC como competência/habilidade transversal, e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica também já coloca o PC e fenômenos digitais como obrigatórios na formação docente. Com o objetivo de analisar como os cursos de licenciatura têm aplicado tais orientações, este trabalho apresenta uma pesquisa documental realizada com os projetos pedagógicos e matrizes curriculares dos cursos de licenciatura oferecidos na universidade [omitida para revisão anônima]. Os resultados mostram que nenhum dos cursos integra o PC em seu projeto e currículo, porém, há algumas menções sobre as TICs, como também disciplinas relacionadas às tecnologias, em quase todos os cursos.

Palavras-chave: Formação de professores, Pensamento Computacional, Tecnologias da Informação e Comunicação

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Publicado
24/04/2023
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SANTOS, Bruno Barboza dos; FALCÃO, Taciana Pontual. Pensamento Computacional e Tecnologias Digitais na Formação de Professores: uma Análise Curricular de Cursos de Licenciatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 280-288. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228331.