Coleta de Evidências do Exercício do Pensamento Computacional no Ensino Superior em Computação: um artefato de apoio

Resumo


O Pensamento Computacional é definido como um processo de pensamento envolvido desde a formulação do problema até a sua representação. Pensar computacionalmente envolve um conjunto de habilidades cognitivas que ainda são difíceis de verificar, mensurar ou avaliar. Diante disso, propomos um artefato para apoiar docentes a verificar o exercício do Pensamento Computacional por meio da coleta de evidências. O artefato é composto por: (i) um conjunto de habilidades e definições; (ii) um conjunto de evidências a serem analisadas; e (iii) uma escala simplificada para mensurar as evidências a serem coletadas. Sete docentes utilizaram o artefato para analisar 83 soluções desenvolvidas por 25 estudantes de graduação em Computação. Considerando a utilidade percebida, facilidade e intenção de uso, os participantes reconheceram o artefato como um instrumento que ajuda a estruturar a análise de maneira mais ampla e abrangente, reduzindo as chances de que evidências relevantes sejam negligenciadas.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Avaliação do Pensamento Computacional, Educação de computação

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Publicado
24/04/2023
OLIVEIRA, Carolina Moreira; PEREIRA, Roberto. Coleta de Evidências do Exercício do Pensamento Computacional no Ensino Superior em Computação: um artefato de apoio. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 300-309. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228211.