Coleta de Evidências do Exercício do Pensamento Computacional no Ensino Superior em Computação: um artefato de apoio

Resumo


O Pensamento Computacional é definido como um processo de pensamento envolvido desde a formulação do problema até a sua representação. Pensar computacionalmente envolve um conjunto de habilidades cognitivas que ainda são difíceis de verificar, mensurar ou avaliar. Diante disso, propomos um artefato para apoiar docentes a verificar o exercício do Pensamento Computacional por meio da coleta de evidências. O artefato é composto por: (i) um conjunto de habilidades e definições; (ii) um conjunto de evidências a serem analisadas; e (iii) uma escala simplificada para mensurar as evidências a serem coletadas. Sete docentes utilizaram o artefato para analisar 83 soluções desenvolvidas por 25 estudantes de graduação em Computação. Considerando a utilidade percebida, facilidade e intenção de uso, os participantes reconheceram o artefato como um instrumento que ajuda a estruturar a análise de maneira mais ampla e abrangente, reduzindo as chances de que evidências relevantes sejam negligenciadas.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Avaliação do Pensamento Computacional, Educação de computação

Referências

Association for Computing Machinery ACM e Computer Society IEEE. 2014. Computer Science Curricula 2013: Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Computer Science. Technical Report

Friday Joseph Agbo, Solomon Sunday Oyelere, Jarkko Suhonen, e Sunday Adewumi. 2019. A Systematic Review of Computational Thinking Approach for Programming Education in Higher Education Institutions. In Proceedings of the 19th Koli Calling International Conference on Computing Education Research (Koli, Finland) (Koli Calling ’19). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, Article 12, 10 pages.

Valerie Barr e Chris Stephenson. 2011. Bringing Computational Thinking to K12: what is involved and what is the role of the Computer Science Education. ACM Inroads 2, 1, 48–54.

Virginia Braun e Victoria Clarke. 2006. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology 3, 2, 77–101.

César França e Cleudimar Silva. 2020. Identificação de Critérios para Avaliação do Pensamento Computacional Aplicado. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Online). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 1493–1502.

Lindsey Ann Gouws, Karen Bradshaw, e Peter Wentworth. 2013. Computational Thinking in Educational Activities: an evaluation of the educational game Lightbot. 10–15.

International Society for Technology in Education (ISTE) and Computer Science Teachers Associatio (CSTA). 2011. Operational Definition of Computational Thinking: for k-12 education. Technical Report

Rensis Likert. 1932. A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology

Enrico Nardelli. 2019. Do We Really Need Computational Thinking? Commun. ACM 62, 2, 32–35.

Carolina Moreira Oliveira, Roberto Pereira, Ludmilla Galvão, Leticia Peres, e Ermelindo Schultz. 2019. Utilização de Desafios para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Superior: um Relato de experiência. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2005.

Carolina Moreira Oliveira, Roberto Pereira, Isabela Gasparini, e Clodis Boscarioli. 2022. An Overview of Computational Thinking in Higher Education: a technical report of a systematic mapping study. Technical Report

Tauno Palts e Margus Pedaste. 2020. A Model for Developing Computational Thinking Skills. Informatics in Education 19, 1, 113–128

Roberto Pereira, Leticia Peres, e Fabiano Silva. 2021. Hello World: 17 habilidades para exercitar desde o início da graduação em computação. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. SBC, 193–203.

Markeya S. Peteranetz, Leen-Kiat Soh, e Elizabeth Ingraham. 2019. Building Computational Creativity in an Online Course for Non-Majors. In Proceedings of the 50th ACM Technical Symposium on Computer Science Education (Minneapolis, MN, USA) (SIGCSE ’19). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 442–448.

Marcos Román-González, Jesús Moreno-León, e Gregorio Robles. 2019. Combining Assessment Tools for a Comprehensive Evaluation of Computational Thinking Interventions. Springer Singapore, Singapore, 79–98

Marcos Román-González, Juan-Carlos Pérez-González, e Carmen JiménezFernández. 2017. Which Cognitive Abilities Underlie Computational Thinking? Criterion Validity of the Computational Thinking Test. Computers in Human Behavior 72, 678–691.

Michele Van Dyne e Jeffrey Braun. 2014. Effectiveness of a Computational Thinking (CS0) Course on Student Analytical Skills. In Proceedings of the 45th ACM Technical Symposium on Computer Science Education (Atlanta, Georgia, USA) (SIGCSE ’14). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 133–138.

Viswanath Venkatesh e Hillol Bala. 2008. Technology Acceptance Model 3 and a Research Agenda on Interventions. Decision Sciences 39, 2, 273–315.

Jeannette M. Wing. 2006. Computational Thinking. Commun. ACM 49, 3, 33–35

Jeannette M. Wing. 2008. Computational Thinking and Thinking About Computing. Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences 366, 1881, 3717–3725

Jeannette M. Wing. 2011. Research Notebook: Computational Thinking—What and Why? The Link Magazine March, June 23, 2015.

Claes Wohlin, Per Runeson, Martin Höst, Magnus C Ohlsson, Björn Regnell, e Anders Wesslén. 2012. Experimentation in software engineering. Springer Science & Business Media.

A. F Zorzo, D. Nunes, S Ecivaldo, e S. Martins. 2017. Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação 2017. Sociedade Brasileira de Computação (SBC. 153 pages
Publicado
24/04/2023
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Carolina Moreira; PEREIRA, Roberto. Coleta de Evidências do Exercício do Pensamento Computacional no Ensino Superior em Computação: um artefato de apoio. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 300-309. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228211.