Normas, Diretrizes e Material Didático para o Ensino de Computação na Educação Básica Brasileira

Resumo


No dia três de outubro de 2022 foi homologado pelo Ministério da Educação um documento denominado ‘Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à Base Nacional Comum Curricular. Esse documento apresenta habilidades e competências para o Ensino de Computação na Educação Básica brasileira. As normas implicam em uma série de desafios, como a necessidade de formar professores e oferecer materiais didáticos adequados às necessidades brasileiras. Enfrentando esses desafios, este trabalho apresenta uma análise das referidas normas, especialmente no tocante ao Pensamento Computacional no Ensino Fundamental, em comparação ao documento denominado ‘Diretrizes para Ensino de Computação na Educação Básica’, da Sociedade Brasileira de Computação. A comparação entre os documentos serve como base para a apresentação de material didático desplugado para ensino de Computação. Identifica-se que as normas e diretrizes possuem afinidades, assim como o material didático está fortemente relacionado às mesmas. Este trabalho contribui, especialmente, para a área de Ensino de Computação, por meio de uma discussão comparativa e incentiva que o material didático de Computação Desplugada venha a ser utilizado em todas as escolas de Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Ensino de Computação, Normas para o Ensino de Computação, Diretrizes para o Ensino de Computação, Pensamento Computacional, Material Didático Desplugado, Educação Básica

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Publicado
24/04/2023
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KNIPHOFF DA CRUZ, Marcia Elena Jochims; MARQUES, Samanta Ghisleni; TAVARES, Tainã Ellwanger; OLIVEIRA, Wilk; SEELIG, Gustavo Baumgarten. Normas, Diretrizes e Material Didático para o Ensino de Computação na Educação Básica Brasileira. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 337-346. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228332.