Normas, Diretrizes e Material Didático para o Ensino de Computação na Educação Básica Brasileira
Resumo
No dia três de outubro de 2022 foi homologado pelo Ministério da Educação um documento denominado ‘Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à Base Nacional Comum Curricular. Esse documento apresenta habilidades e competências para o Ensino de Computação na Educação Básica brasileira. As normas implicam em uma série de desafios, como a necessidade de formar professores e oferecer materiais didáticos adequados às necessidades brasileiras. Enfrentando esses desafios, este trabalho apresenta uma análise das referidas normas, especialmente no tocante ao Pensamento Computacional no Ensino Fundamental, em comparação ao documento denominado ‘Diretrizes para Ensino de Computação na Educação Básica’, da Sociedade Brasileira de Computação. A comparação entre os documentos serve como base para a apresentação de material didático desplugado para ensino de Computação. Identifica-se que as normas e diretrizes possuem afinidades, assim como o material didático está fortemente relacionado às mesmas. Este trabalho contribui, especialmente, para a área de Ensino de Computação, por meio de uma discussão comparativa e incentiva que o material didático de Computação Desplugada venha a ser utilizado em todas as escolas de Ensino Fundamental.
Referências
Marcia E. Jochims Kniphoff da Cruz, Samanta Ghisleni Marques, Felipe Schulz, and Joseani Taiz Radtke. 2019. Diretrizes de Computação para a Educação Básica como Nova Perspectiva para a Inclusão Digital. Anais do XXVII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 237–242. [link].
Brasil. 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Ministério da Educação. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
Seymour Papert. 2008. A Máquina Das Crianças: Repensando A Escola Na Era Da Informática. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12. https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i12.2971.
Wilk Oliveira, Adão Cambraia, and Lucas Hinterholz. 2021. Pensamento Computacional por meio da Computação Desplugada: Desafios e Possibilidades. Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, 468-477. https://doi.org/10.5753/wei.2021.15938.
Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 2017. Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. [link].
Marcia E. J. Kniphoff da Cruz, Samanta Ghisleni Marques, and Wilk Oliveira. 2021.Desenvolvimento e Avaliação de Material Didático Desplugado para o Ensino de Computação na Educação Básica. Revista Brasileira De Informática Na Educação, 29, 160–187. https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.160.
Heather Sherwood, Wei Yan, Ruohan Liu, Wendy Martin, Alexandra Adair, Cheri Fancsali, Edgar Rivera-Cash, Melissa Pierce, and Maya Israel. 2021. Diverse Approaches to School-wide Computational Thinking Integration at the Elementary Grades: A Cross-case Analysis. SIGCSE 2021 - ACM Technical Symposium on Computer Science Education, 253-259. https://doi.org/10.1145/3408877.3432379.
Wing, Jeanette M. 2010. Computational Thinking: What and Why?. http://www.cs.cmu.edu/CompThink/resources/TheLinkWing.pdf.
Brasil. 2022. Parecer Homologado Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério Da Educação, Conselho Nacional De Educação. [link].
Brasil. 2022. Computação Complemento à BNCC. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. [link].
Projeto Unisc Inclusão Digital. 2019. Material Didático de Computação Desplugada do Projeto Unisc Inclusão Digital (Projeto UID), 2019. http://projetouid.weebly.com.
Aycan Çelik Kirçali and Nesrin Özdener. 2022. A Comparison of Pugged and Unplugged Tools in Teaching Algorithms at the K-12 Level for Computational Thinking Skills. Technology, Knowledge and Learning (2022). https://doi.org/10.1007/s10758-021-09585-4.
Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz. 2018. Produção Didática do Estudante de Licenciatura em Computação, Epistemologia Genética e Neurociência Cognitiva. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE). Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação (CINTED). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). http://hdl.handle.net/10183/180543.
António R. Damásio. 2011. E o Cérebro Criou o Homem. Tradução: Laura Teixeira Motta. Companhia das Letras. [link].