Caminhos na Docência Universitária em Computação: compreendendo experiências e motivações

Resumo


Nas universidades brasileiras, doutores e mestres lecionam em cursos de graduação, mestrado e doutorado em Computação. Contudo, alguns questionamentos sobre a formação didático-pedagógica desses educadores devem ser considerados. Neste artigo exploramos a formação didático-pedagógica de nove membros do corpo docente do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia. Os dados foram construídos por meio de entrevistas semi-estruturadas e analisados com a ajuda da Análise Temática. Cinco temas centrais emergiram dos dados: a motivação dos participantes em serem professores universitários, o início de suas funções docentes, estratégias de formação adotadas, métodos de ensino utilizados e a falta de envolvimento em programas de formação pedagógica. Nossos resultados indicaram que alguns docentes percebem o ensino como uma prioridade secundária em comparação à pesquisa em sua formação e objetivo. Além disso, ressalta-se a necessidade de abordagens de formação pedagógica mais específicas nos programas de pós-graduação em Computação. Este estudo contribui para uma compreensão dos meandros envolvidos na formação de educadores universitários e enfatiza a necessidade de alcançar um equilíbrio entre a pesquisa e a docência no ensino superior de Computação. Ademais, também é apresentada uma agenda de pesquisa prospectiva, destacando áreas para futuras investigações para favorecer a formação de educadores da Computação.

Palavras-chave: Ensino Superior, Formação Docente, Educação em Computação

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Publicado
22/04/2024
MORAIS, Pauleany S.; ROSA, Jean C. S.; GARRIDO, Filipe A.; ALVES, Pietro M. B. F.; SOUZA, Marlo. Caminhos na Docência Universitária em Computação: compreendendo experiências e motivações. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 80-89. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2024.237504.