Análise do Uso de Componentes do Moodle em uma Disciplina Introdutória de Programação

Resumo


A primeira disciplina de programação é uma das bases para os cursos de graduação na área de computação, por exercer um papel importante no desenvolvimento da habilidade de programar. De maneira geral, essa disciplina apresenta altas taxas de reprovação tanto no Brasil quanto em outros países, o que tem gerado diversas iniciativas para a promoção de melhorias na metodologia de ensino. Na Universidade de Brasília, a disciplina inicial de programação tem utilizado o Moodle como ambiente de aprendizagem. Um dos desafios dos docentes neste ambiente é entender como os alunos utilizam os componentes criados no seu processo de aprendizagem. Neste contexto, este trabalho apresenta uma análise dos componentes criados no Moodle da disciplina inicial de programação, considerando questionários e lições, com o objetivo de entender como os alunos utilizaram esses dois componentes de aprendizagem. Os dados apresentados são dos períodos da pandemia com o ensino totalmente remoto e o primeiro semestre do retorno presencial. Os resultados mostram que em geral a realização dessas tarefas costuma ser mais frequente nas primeiras semanas da disciplina. Além disso, quando essas tarefas passam a ser optativas, na volta ao ensino presencial, a participação diminui.
Palavras-chave: Introdução à Programação, Moodle, Primeira Disciplina de Programação, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Learning Analytics

Referências

Janet Rountree Anthony Robins and Nathan Rountree. 2003. Learning and Teaching Programming: A Review and Discussion. Computer Science Education 13, 2, 137–172.

Brett A Becker and Keith Quille. 2019. 50 years of cs1 at sigcse: A review of the evolution of introductory programming education research. In Proceedings of the 50th acm technical symposium on computer science education. 338–344

Yueh-Hui Vanessa Chiang, Ying-Ru Lin, and Nian-Shing Chen. 2022. Using deep learning models to predict student performance in introductory computer programming courses. In 2022 International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT). IEEE, 180–182.

James P. Cohoon and Luther A. Tychonievich. 2011. Analysis of a CS1 Approach for Attracting Diverse and Inexperienced Students to Computing Majors. In Proceedings of the 42nd ACM Technical Symposium on Computer Science Education (Dallas, TX, USA) (SIGCSE ’11). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 165–170.

Carina Machado de Farias, Fellipe Pereira Azevedo, and José Elias de Jesus Dias. 2018. Uma abordagem gamificada para o ensino de lógica de programaçao: relato de experiência. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. SBC.

Rafael Peixoto de Moraes, Valéria Franklin da Costa, and Ricardo EP Scholz. 2022. Mapeamento Sistemático do Ensino Introdutório de Programação nos Ensinos Técnico e Superior no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação 30, 628–647.

Allen B Downey. 2019. Pense em Python: Pense como um cientista da computação. Novatec Editora.

José Figuerêdo, Jussara Machado, Samuel Lima, Cláudio Cerqueira, and Claudia Pereira. 2021. A Experiência da Monitoria de Algoritmos e Programação em Cursos de Engenharia na Perspectiva dos Monitores. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (On-line). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 183–192.

Jan Hellings and Carla Haelermans. 2020. The effect of providing learning analytics on student behaviour and performance in programming: a randomised controlled experiment. Higher Education, 1–18.

Maristela Holanda, Carla D Castanho, Ian Nery Bandeira, and Dilma Da Silva. 2022. Relato de experiência da monitoria da disciplina primeira linguagem de programação do departamento de ciência da computação da universidade de brasília. In Anais do xxx workshop sobre educação em computação. SBC, 13–25.

Santiago Iglesias-Pradas, Ángel Hernández-García, Julián Chaparro-Peláez, and José Luis Prieto. 2021. Emergency remote teaching and students’ academic performance in higher education during the COVID-19 pandemic: A case study. Computers in Human Behavior 119, 106713. GS Search.

Alan C. Jamieson, Lindsay H. Jamieson, and Angela C. Johnson. 2012. Application of Non-Programming Focused Treisman-Style Workshops in Introductory Computer Science. In Proceedings of the 43rd ACM Technical Symposium on Computer Science Education (Raleigh, North Carolina, USA) (SIGCSE ’12). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 271–276.

Michael S. Kirkpatrick and Chris Mayfield. 2017. Evaluating an Alternative CS1 for Students with Prior Programming Experience. In Proceedings of the 2017 ACM SIGCSE Technical Symposium on Computer Science Education (Seattle, Washington, USA) (SIGCSE ’17). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 333–338.

Reshmy Krishnan, Sarachandran Nair, Baby Sam Saamuel, Sheeba Justin, Celestine Iwendi, Cresantus Biamba, and Ebuka Ibeke. 2022. Smart analysis of learners performance using learning analytics for improving academic progression: a case study model. Sustainability 14, 6, 3378.

Andrew Luxton-Reilly, Simon, Ibrahim Albluwi, Brett A Becker, Michail Giannakos, Amruth N Kumar, Linda Ott, James Paterson, Michael James Scott, Judy Sheard, et al . 2018. Introductory programming: a systematic literature review. In Proceedings companion of the 23rd annual ACM conference on innovation and technology in computer science education. 55–106.

Rodrigo Pessoa Medeiros, Taciana Pontual Falcão, and Geber Lisboa Ramalho. 2020. Ensino e aprendizagem de introducao a programacao no ensino superior brasileiro: Revisao sistematica da literatura. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 186–190.

Rodrigo Pessoa Medeiros, Geber Lisboa Ramalho, and Taciana Pontual Falcão. 2018. A systematic literature review on teaching and learning introductory programming in higher education. IEEE Transactions on Education 62, 2, 77–90.

Eduardo Machado Real, Edson Pinheiro Pimentel, Lucas Vieira de Oliveira, Juliana Cristina Braga, and Itana Stiubiener. 2020. Educational process mining for verifying student learning paths in an introductory programming course. In 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). IEEE, 1–9.

Anthony V Robins. 2019. Novice programmers and introductory programming. The Cambridge handbook of computing education research, 327.

C Romero and S Ventura. 2020. Educational data mining and learning analytics: an updated survey. WIREs Data Mining and Knowledge Discovery 10 (3): e1355. [21] Jozemberg Gomes dos Santos Filho. 2016. Análise de logs da plataforma Moodle utilizando técnicas de mineração de dados: um estudo de caso.

Jozemberg Gomes dos Santos Filho. 2016. Análise de logs da plataforma Moodle utilizando técnicas de mineração de dados: um estudo de caso.

Rongkai Shi, Vijayakumar Nanjappan, Hai-Ning Liang, Shiyun Zhang, Jieming Ma, and Kok-Hoe Wong. 2019. Student’s access pattems of a Moodle-based course management system: A case study of a large entry level programming class. In 2019 IEEE International Conference on Engineering, Technology and Education (TALE). IEEE, 1–7.

Ján Skalka, Martin Drlík, and Juraj Obonya. 2019. Automated assessment in learning and teaching programming languages using virtual learning environment. In 2019 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). IEEE, 689–697.

Chris Stephenson, Alison Derbenwick Miller, Christine Alvarado, Lecia Barker, Valerie Barr, Tracy Camp, Carol Frieze, Colleen Lewis, Erin Cannon Mindell, Lee Limbird, et al. 2018. Retention in computer science undergraduate programs in the us: Data challenges and promising interventions. ACM.

RR Suryono. 2021. Moodle Implementation for E-Learning: A Systematic Review Moodle Implementation for E-Learning: A Systematic Review. September.

Christopher Watson and Frederick WB Li. 2014. Failure rates in introductory programming revisited. In Proceedings of the 2014 conference on Innovation & technology in computer science education. 39–44.
Publicado
22/04/2024
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Alice; HOLANDA, Maristela; BORGES, Vinicius R. P.; ISHIKAWA, Edison. Análise do Uso de Componentes do Moodle em uma Disciplina Introdutória de Programação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 102-112. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2024.237532.