Semana do Professor de Computação da Educação Básica: Um Relato de Experiências dos Desafios de se Formar um Professor

Resumo


A formação do professor de computação para a Educação Básica é um caminho em construção. A BNCC e seu complemento para o ensino de Computação aprovada em 2022 e a Lei da Política Nacional de Educação Digital aprovada em 2023 trazem novos desafios e requisitos para os processos de formação docente. Os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Computação Licenciatura necessitam passar por um processo de reflexão crítica de forma que o professor do futuro para atuar na educação básica incorpore esses requisitos da educação digital e do ensino de computação às suas disciplinas e projetos de pesquisa e extensão. Este artigo relata a experiência da realização da 1ª Semana do Professor de Computação da Educação Básica na UnB. O evento congregou pesquisadores, alunos e professores das licenciaturas, durante toda a semana, nos períodos da manhã, tarde e noite, para apresentação e debates sobre temas referentes aos cursos de licenciaturas, de maneira interdisciplinar, com a formação do professor de computação. A difusão desse novo perfil de educador e sua importância na Educação Básica foram destacadas. O artigo apresenta os principais resultados das vivências de reflexão holística proporcionadas pelo evento com as diferentes experiências e opiniões sobre as questões formuladas sobre os desafios da construção e fortalecimento da identidade profissional e da formação docente em computação.

Palavras-chave: educação em computação, licenciatura, formação docente em computação, formação do professor, valorização do professor, identidade, docente

Referências

Nicola Angius, Giuseppe Primiero, and Raymond Turner. 2021. The Philosophy of Computer Science. In The Stanford Encyclopedia of Philosophy (spring 2021 ed.), Edward N. Zalta (Ed.). Metaphysics Research Lab, Stanford University. [link]

David Paul Ausubel. 2012. The acquisition and retention of knowledge: A cognitive view. Springer Science & Business Media.

Maria de Fátima Ramos Brandão. 1995. Painel Informática no Ensino Fundamental: A Licenciatura em Informática.

Maria de Fátima Ramos Brandão. 1996. Licenciatura em Informática: uma proposta socializante. In Anais do IV WEI - Workshop de Educação em Informática. SBC, Recife - PE - Brasil.

Brasil. 1996. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. [link]

Brasil. 2023. LEI Nº 14.533, DE 11 DE JANEIRO DE 2023 - Institui a Política Nacional de Educação Digital e altera as Leis. [link]

Adão Cambraia and Marcia Fink. 2014. A formação continuada de professores num Curso de Licenciatura em Computação: a integração curricular no desenvolvimento profissional. In Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação (Brasília). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 60–69. [link]

CNE - Conselho Nacional de Educação. 2002. Resolução CNE/CP Nº 1, de 18 de Fevereiro de 2002: Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da EducaçãoBásica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. [link]

CNE - Conselho Nacional de Educação. 2015. Parecer CNE/CP Nº 2/2015: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. , 61 pages. [link].

CNE - Conselho Nacional de Educação. 2017. Parecer CNE/CP Nº 15/2017: Base Nacional Comum Curricular (BNCC). [link]

CNE - Conselho Nacional de Educação. 2020. Parecer CNE/CP Nº 14/2020: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). [link]

CNE - Conselho Nacional de Educação. 2022. Parecer CNE/CEB Nº2/2022: Normas Sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. [link]

Mesquita Nyuara Araújo da Silva Mesquita and Márlon Herbert Flora Barbosa Soares. 2011. Aspectos históricos dos cursos de licenciatura em química no Brasil nas décadas de 1930 a 1980. Química Nova 34, 164–174

Maria de Fátima Ramos and Raquel de Almeida Morais. 2018. Licenciatura em Informática: Uma Proposta Socializante. In Anais do IV Workshop sobre Educação em Informática (Natal). SBC.

L Dee Fink. 2013. Creating significant learning experiences: An integrated approach to designing college courses. John Wiley & Sons.

Luciano Floridi (Ed.). 2004. The Blackwell guide to the philosophy of computing and information. Number 14 in Blackwell philosophy guides. Blackwell, USA.

Selma Garrido and Léa das Graças Camargos Anastasiou. 2014. Docência no Ensino Superio. Cortez Editora, São Paulo, SP. 175–246 pages.

Julie Gess-Newsome and Norman G. Lederman (Eds.). 2002. Examining Pedagogical Content Knowledge. Science & Technology Education Library, Vol. 6. Kluwer Academic Publishers, Dordrecht.

Luís Grupioni. 2003. Experiências e desafios na formação de professores indígenas no Brasil. Em Aberto 20, 76.

Edison Ishikawa, Hanniel Fernando Lopes Saldanha, Hugo Hiroshi Silva Tutida, Maria de Fatima Brandao, and Maristela Holanda. 2023. Learning to Teach: A Guide to Using Learning Theories in Computer Science Education. In 2023 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). 1–7

Ana Cristina Oliveira Linhares and Kátia Silva Santos. 2021. A Licenciatura em Computação no Brasil: histórica e contexto atual. Revista Brasileira de Informática na Educação 29, 188–208.

Isabelle Melo, Neto Rocha, and Pasqueline Scaico. 2019. Eles não querem ser professores. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Vol. 8. 51.

S. S. Prietch and T. Pazto. 2009. Análise, Sugestões e Perspectivas de um Curso de Licenciatura em Informática. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (Bento Gonçalves-RS). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil.

Wilk Santos, Lucas Hinterholz, and Célia Silva. 2017. Licenciatura em Computação: Desafios e Oportunidades na Perspectiva do Professor. In Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola (Recife). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 705–714.

Odair Souza, Pauleany Morais, and Francisco Silva Júnior. 2015. Um Estudo sobre a Evasão no Curso de Licenciatura em Informática do IFRN – Campus Natal – Zona Norte. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação (Recife). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 216–225.

Viviane Vasconcelos and Ermeson Andrade. 2018. Análise da Evasão de Alunos na Licenciatura em Computação. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação (Natal). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil.

Avelino F. Zorzo, Daltro Nunes, Ecivaldo S. Matos, Igor Steinmacher, Jair C. Leite, Renata Araujo, Ronaldo C. M. Correia, and Simone Martins. 2017. Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC.
Publicado
22/04/2024
Como Citar

Selecione um Formato
ISHIKAWA, Edison; BRANDÃO, Maria de Fátima Ramos; FERNANDES, Jorge Henrique Cabral. Semana do Professor de Computação da Educação Básica: Um Relato de Experiências dos Desafios de se Formar um Professor. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 123-131. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2024.237398.