Semana do Professor de Computação da Educação Básica: Um Relato de Experiências dos Desafios de se Formar um Professor

Resumo


A formação do professor de computação para a Educação Básica é um caminho em construção. A BNCC e seu complemento para o ensino de Computação aprovada em 2022 e a Lei da Política Nacional de Educação Digital aprovada em 2023 trazem novos desafios e requisitos para os processos de formação docente. Os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Computação Licenciatura necessitam passar por um processo de reflexão crítica de forma que o professor do futuro para atuar na educação básica incorpore esses requisitos da educação digital e do ensino de computação às suas disciplinas e projetos de pesquisa e extensão. Este artigo relata a experiência da realização da 1ª Semana do Professor de Computação da Educação Básica na UnB. O evento congregou pesquisadores, alunos e professores das licenciaturas, durante toda a semana, nos períodos da manhã, tarde e noite, para apresentação e debates sobre temas referentes aos cursos de licenciaturas, de maneira interdisciplinar, com a formação do professor de computação. A difusão desse novo perfil de educador e sua importância na Educação Básica foram destacadas. O artigo apresenta os principais resultados das vivências de reflexão holística proporcionadas pelo evento com as diferentes experiências e opiniões sobre as questões formuladas sobre os desafios da construção e fortalecimento da identidade profissional e da formação docente em computação.

Palavras-chave: educação em computação, licenciatura, formação docente em computação, formação do professor, valorização do professor, identidade, docente

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Publicado
22/04/2024
ISHIKAWA, Edison; BRANDÃO, Maria de Fátima Ramos; FERNANDES, Jorge Henrique Cabral. Semana do Professor de Computação da Educação Básica: Um Relato de Experiências dos Desafios de se Formar um Professor. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 123-131. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2024.237398.