Aplicação do POGIL no ensino de Computação

Resumo


No contexto do uso de metodologias ativas, o POGIL (Processo de Aprendizagem Orientado por Inquérito Guiado) tem sido amplamente utilizado em sala de aula para facilitar o aprendizado. Neste relato é apresentada a experiência de aplicação da metodologia POGIL em quatro disciplinas de Computação. Para cada etapa do POGIL, um conjunto de problemas foi abordado com os estudantes. Como recursos de ensino-aprendizagem, os alunos puderam consultar ferramentas baseadas em Inteligência Artificial (IA), como ChatGPT, e outros materiais de referência. Após a aplicação do POGIL, os resultados indicaram que os estudantes ficaram satisfeitos com os recursos utilizados e que a metodologia contribuiu com o aprendizado. Outro resultado positivo da experiência, foi o incentivo ao uso construtivo de ferramentas baseadas em IA como suporte ao aprendizado dos alunos.

Palavras-chave: Educação de computação, Ensino de Programação, POGIL

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Publicado
22/04/2024
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LELLI, Valéria; SANTOS, Ismayle S.; SOUSA, Fernanda; BRAIDE, Lucas. Aplicação do POGIL no ensino de Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 224-233. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2024.237541.