Proposta de Atividades para o Ensino de Ética em Computação

  • Joao C. P. da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Paula M. da Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lenise M. de V. Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo


Os impactos sociais do desenvolvimento de sistemas computacionaistem ficado mais evidentes nos últimos anos, e tem afetado a vida do cidadão comum em diversos aspectos. Formar um profissional consciente destes impactos, ajudaria a potencializar os aspectos positivos e mitigar os aspectos negativos das tecnologias computacionais. Neste trabalho, apresentamos uma proposta para o ensino de Ética em Computação que tem como objetivo fomentar o pensamento crítico dos estudantes, em um escopo mais abrangente do que simplesmente discutir questões éticas restritas ao campo da computação. Queremos que o estudante tenha um contato com diferentes escolas de pensamento filosófico e, ao final do curso, seja capaz de relacioná-las com questões que ele pode encontrar na sua vida profissional. Relatamos aqui a metodologia e as atividades que desenvolvemos e uma avaliação dos estudantes que participaram deste curso.

Palavras-chave: Ética em Computação, Metodologia Ativa de Ensino

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Publicado
22/04/2024
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SILVA, Joao C. P. da; CRUZ, Paula M. da; RODRIGUES, Lenise M. de V.. Proposta de Atividades para o Ensino de Ética em Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 234-244. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2024.237728.