Posicionando a BNCC Computação: uma Comparação com Documentos Curriculares Internacionais

  • Adelmo Eloy Universidade de São Paulo / Columbia University http://orcid.org/0000-0002-5658-7774
  • Luiz Alves Universidade de São Paulo
  • Paulo Blikstein Columbia University
  • Roseli de Deus Lopes Universidade de São Paulo

Resumo


A aproximação entre a Ciência da Computação e a Educação Básica é uma tendência global acelerada por várias motivações. No contexto das políticas públicas, a inclusão de conceitos de computação nos currículos nacionais busca legitimar e orientar ações descentralizadas para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao pensamento computacional. Recentemente, por meio do anexo de Computação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Brasil definiu as habilidades específicas para serem desenvolvidas no âmbito da computação ao longo da Educação Básica, oferecendo a oportunidade de comparar essa política com a de outros países. Nesse contexto, a pergunta de pesquisa que norteia este estudo é: como as habilidades propostas na BNCC Computação se comparam com padrões curriculares de outros contextos? Para responder à pergunta, o estudo compara o documento curricular de computação brasileiro com o de dois países que adotam políticas semelhantes, utilizando técnicas de análise textual. Os resultados indicam um nível de detalhamento mais elevado na BNCC Computação do Brasil, com uma abordagem mais conceitual e menos aplicada, ainda que priorizando aspectos sociais dessa ciência. Apesar de tais resultados estarem limitados à análise dos documentos em si, eles fornecem insumos sobre possíveis forças e limitações do documento curricular que será implementado ao longo dos próximos anos, assim como de políticas derivadas a partir dele.

Palavras-chave: Currículos em computação, Educação em Computação, Pensamento Computacional, Base Nacional Comum Curricular

Referências

Judith Gal-Ezer, and Chris Stephenson. 2014. A tale of two countries: Successes and challenges in K-12 computer science education in Israel and the United States. ACM Transactions on Computing Education (TOCE) 14, no. 2: 1-18. DOI: 10.1145/2602483.

Stefania Bocconi, Augusto Chioccariello, Giuliana Dettori, Anusca Ferrari, and Katja Engelhardt. 2016. Developing computational thinking in compulsory education-Implications for policy and practice. No. JRC104188. Joint Research Centre (Seville site). DOI: 10.2791/792158.

Global Education Monitoring Report Team and Sadosky Foundation. 2023. Computer science as a curriculum subject in Latin America. Background paper prepared for the Global Education Monitoring Report, UNESCO. DOI: 10.54676/SFZT9465.

Paulo Blikstein, and Sepi Hejazi Moghadam. 2019. Computing education. The Cambridge handbook of computing education research: 56-78. DOI: 10.1017/9781108654555.

Sara Vogel, Rafi Santo, and Dixie Ching. 2017. Visions of computer science education: Unpacking arguments for and projected impacts of CS4All initiatives. In Proceedings of the 2017 ACM SIGCSE technical symposium on computer science education, 609-614. DOI: 10.1145/3017680.3017755.

CSTA. 2016. K–12 Computer Science Framework. Retrieved February 05, 2024 from [link].

Meize Guo, and Anne Ottenbreit-Leftwich. 2020. Exploring the K-12 computer science curriculum standards in the US. In Proceedings of the 15th Workshop on Primary and Secondary Computing Education, 1-6. DOI: 10.1145/3421590.3421594.

Brasil. 2022. CNE/CEB. Res.Nº 1/2022. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Retrieved February 05, 2024 from [link].

José Armando Valente and Fernando José De Almeida. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na educação 1, no. 1: 45-60. DOI: 10.5753/rbie.1997.1.1.45-60.

Ronei Ximenes Martins, and Vânia de Fátima Flores. A implantação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo): revelações de pesquisas realizadas no Brasil entre 2007 e 2011. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 96: 112-128. DOI: 10.1590/S2176-6681/330812273.

Xiaochun Yang, and Jin Zhang 2020. Preliminary Comparison of K-12 Computing Education in China and the United States. In 2020 IEEE International Conference on Teaching, Assessment, and Learning for Engineering (TALE), 965-967. IEEE. DOI: 10.1109/TALE48869.2020.9368402.

Peter Hubwieser, Michal Armoni, Michail N. Giannakos, and Roland T. Mittermeir. 2014. Perspectives and visions of computer science education in primary and secondary (K-12) schools. ACM Transactions on Computing Education (TOCE) 14, no. 2: 1-9. DOI: 10.1145/2602482.

Katrina Falkner, Sue Sentance, Rebecca Vivian, Sarah Barksdale, Leonard Busuttil, Elizabeth Cole, Christine Liebe, Francesco Maiorana, Monica M. McGill, and Keith Quille. 2019. An international comparison of k-12 computer science education intended and enacted curricula. In Proceedings of the 19th Koli calling international conference on computing education research, 1-10. DOI: 10.1145/3364510.3364517.

Satoshi Kusaka. 2021. Systematizing ICT Education Curriculum for Developing Computational Thinking: Case Studies of Curricula in the United States, Australia, and the United Kingdom. Journal of Education and Learning 10, no. 5: 76-83. DOI: 10.5539/jel.v10n5p76.

Andersen, Renate, Thomas Frågåt, Yurdagül Boğar, Jesper Juellund Jensen, and Louise Mifsud. 2023. Representations of Computational Thinking in Policy Documents in an Educational Context: The Cases of Denmark, Finland, and Norway. In Proceedings of the 17th International Conference of the Learning Sciences-ICLS 2023, pp. 35-42. International Society of the Learning Sciences. DOI: 10.22318/icls2023.719530.

Brasil. 2017. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Retrieved February 05, 2024 from [link].

Brasil. 2022. CNE/CEB. ParecerNº 2/2022. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Retrieved February 05, 2024 from [link].

Brasil. 2022. Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC. Retrieved February 05, 2024 from [link].

Leila Ribeiro, Simone André da Costa Cavalheiro, Luciana Foss, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz, and Rozelma Soares de França. 2022. Proposta para Implantação do Ensino de Computação na Educação Básica no Brasil. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 278-288. SBC. DOI: 10.5753/sbie.2022.225231.

Leila Ribeiro, Luciana Foss, Simone André Da Costa Cavalheiro, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz, and Rozelma Soares de França. 2023. The Brazilian School Computing Standard. In Proceedings of the 54th ACM Technical Symposium on Computer Science Education V. 1, 53-58. DOI: 10.1145/3545945.3569863.

Ana Cláudia Guimarães Santos, Isabelle Melo do Nascimento, and Wilk Oliveira. 2023. Da BNCC à BNCC Computação: Histórico, Afinidades e Desafios na Implementação de um Currículo Único. In Anais Estendidos do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 52-53. SBC. DOI: 10.5753/educomp_estendido.2023.229134.

Jackson Ronie Sá-Silva, Cristóvão Domingos de Almeida, and Joel Felipe Guindani. 2009. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista brasileira de história & ciências sociais 1, no. 1: 1-15. [link].

Nancy L. Kondracki, Nancy S. Wellman, and Daniel R. Amundson. 2002. Content analysis: Review of methods and their applications in nutrition education. Journal of nutrition education and behavior 34, no. 4: 224-230. DOI: 10.1016/S1499-4046(06)60097-3.

Iago Sinésio Ferris da Silva, and Taciana Pontual Falcão. 2021.

Computer Science Teachers Association. 2017. CSTA K–12 Computer Science Standards, Revised 2017. [link].

SBC. 2017. Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. Retrieved February 05, 2024, from [link].

Australia. 2013. The Australian curriculum: technologies information sheet. Retrieved February 05, 2024 from [link].

United Kingdom. 2013. National curriculum in England: computing programmes of study . Retrieved February 05, 2024 from [link]

Tang, Cara, Markus Geissler, Christian Servin, and Cindy Tucker. 2022. Computing Verbs to Enhance Bloom's Revised Taxonomy. In Proceedings of the 53rd ACM Technical Symposium on Computer Science Education V. 2, 1026-1026. [link].

Valerie J. Shute, Chen Sun, and Jodi Asbell-Clarke. 2017. Demystifying computational thinking. Educational research review, v. 22, p 142-158. DOI: 10.1016/j.edurev.2017.09.003.

Wilk Oliveira, Rozelma França, André Lemos, Marcia Kniphoff Da Cruz, Pasqueline Scaico, Haroldo Amaral, and Lilian Pereira Teixeira. 2020. Os desafios enfrentados pela licenciatura em computação que a comunidade de educação em computação precisa conhecer. In: Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 191-195. DOI: 10.5753/wei.2020.11156.

Tim Bell, Paul Tymann, and Amiram Yehudai. 2011. The Big Ideas of K-12 Computer Science Education. Bulletin of EATCS 124.

Mike Tissenbaum, Josh Sheldon, and Hal Abelson. 2019. From computational thinking to computational action. Communications of the ACM, v. 62, n. 3, 34-36. DOI: 10.1145/3265747.

Yasmin Kafai, Chris Proctor, and Debora Lui. 2020. From theory bias to theory dialogue: embracing cognitive, situated, and critical framings of computational thinking in K-12 CS education. ACM Inroads, v. 11, n. 1, 44-53. DOI: 10.1145/3381887.

Yasmin B. Kafai. 2016. From computational thinking to computational participation in K--12 education. Communications of the ACM, v. 59, n. 8, 26-27. DOI: 10.1145/2955114.
Publicado
22/04/2024
Como Citar

Selecione um Formato
ELOY, Adelmo; ALVES, Luiz; BLIKSTEIN, Paulo; DE DEUS LOPES, Roseli. Posicionando a BNCC Computação: uma Comparação com Documentos Curriculares Internacionais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 273-280. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2024.237513.