O que graduandos em informática consideram necessário aprender sobre Ética? Subsídios para a Educação em Computação

Resumo


A Ética é crucial para profissionais da computação. Por isso o ensino dessa disciplina precisa ser cuidadosamente planejado. Assim, os nossos objetivos foram: (1) investigar o que graduandos em informática priorizam aprender sobre ética e, a partir disso e do conhecimento científico existente, (2) elaborar proposta de objetivos de aprendizagem (OAs). Para o Objetivo 1, coletamos dados de 38 alunos, cuja tarefa foi responder questionário sobre artigos do Código de Ética da SBC e temas considerados importantes de serem ensinados, e práticas antiéticas frequentes. Como resultado, observamos que eles priorizaram aprender sobre LGPD, privacidade, segurança, códigos de ética, pirataria e desinformação. Sobre o Objetivo 2, propusemos como resultado 40 OAs, que compõem o objetivo terminal de “Decidir comportamento mais promissor diante de dilema ético no trabalho em computação”, e um canvas para auxiliar a ensiná-los. Esperamos que essa proposta seja testada e aperfeiçoada em trabalhos futuros.
Palavras-chave: Educação de computação, Ética em computação, Objetivos de aprendizagem

Referências

Hélder Lima Gusso, Aline Battisti Archer, Fernanda Bordignon Luiz, Fernanda Torres Sahão, Gabriel Gomes de Luca, Marcelo Henrique Oliveira Henklain, Mariana Gomide Panosso, Nádia Kienen, Otávio Beltramello, and Valquiria Maria Gonçalvez. 2020. Ensino superior em tempos de pandemia: Diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, 41, e238957. DOI: 10.1590/ES.238957

Ana Lúcia Cortegoso, and Danila Secolim Coser. 2013. Elaboração de programas de ensino: Material autoinstrutivo. EdUFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Nádia Kienen, Mariana Gomide Panosso, Andreza Gomes Spiller Nery, Isabelle Waku, and João dos Santos Carmo. 2021. Contextualização sobre a Programação de Condições para Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC): Uma experiência brasileira. Perspectivas em Análise do Comportamento, 12, 2, 360-390. DOI: 10.18761/PAC.2021.jul110

Fernanda Bordignon Luiz, and Sílvio Paulo Botomé. 2017. Avaliação de objetivos de ensino de História a partir da contribuição da Análise do Comportamento. Acta Comportamentalia, 25, 3, 329-346. [link]

Marcelo Henrique Oliveira Henklain, Nádia Kienen, Verônica Bender Haydu, João dos Santos Carmo, and Monalisa Muniz. 2020. Characterization of Behavior Classes of College Teachers Based on the Teacher Behavior Checklist. Trends in Psychology, 28, 603-621. DOI: 10.1007/s43076-020-00033-3

Bruno Calábrio Cianca, Mariana Gomide Panosso, and Nádia Kienen. 2020. Programação de Condições para Desenvolvimento de Comportamentos: Caracterização da produção científica brasileira de 1998-2017. Perspectivas em Análise do Comportamento, 11, 2, 114-136. DOI: 10.18761/PAC.2020.v11.n2.01

Olga Mitsue Kubo, and Sílvio Paulo Botomé. 2001. Ensino-aprendizagem: Uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em Psicologia, 5, 1, s/p. DOI: 10.5380/psi.v5i1.3321

P. C. Masiero. 2013. Ética em computação. Editoria da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

F. M. Santoro, and R. M. E. M. Costa. 2020. Ética profissional em computação. In C. Maciel, and J. Viterbo, Computação e sociedade: A profissão, v. 1. EdUFMT Digital, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, 194-220. Recuperado de: [link]

A. Dittrich. 2010. Análise de consequências como procedimento para decisões éticas. Perspectivas em Análise do Comportamento, 1, 1, 44-54. Recuperado de: [link]

Luiz Paulo Carvalho, Jonice Oliveira, and Flávia Maria Santoro. 2021. Uma análise exploratória de práticas associadas à Ética Computacional através do ciberespaço brasileiro. In Anais do II Workshop sobre as implicações da Computação na Sociedade, SBC, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, 1-12. DOI: 10.5753/wics.2021.15959

Jaime José Rauber, and Alexandre Lazzaretti Zanatta. 2002. A disciplina de ética na computação: Uma análise descritiva justifica sua presença. Revista Espaço Pedagógico, 9, 2, 150-158. DOI: 10.5335/rep.v9i2.14711

B. J. Grosz, Kate Vredenburgh, Jeff Behrends, Lily Hu, Alison Simmons, Jim Waldo, and David Gray Grant. 2019. Embedded EthiCS: Integrating Ethics Across CS Education. Communications of the ACM, 62, 8, 54-61. DOI: 10.1145/3330794

Esdras L Bispo Jr., Liliane S. S. Fonseca, and Simone C. Santos. 2021. Reflexões e desafios sobre a formação na Ética em Pesquisa na Computação envolvendo Humanos. In Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI), Evento Online, SBC, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, 488-497. DOI: 10.5753/wei.2021.15940

Luiz Paulo Carvalho, José Antônio Suzano, Roberto Pereira, Flávia Maria Santoro, and Jonice Oliveira. 2021. Ethics: What is the Research Scenario in the Brazilian Symposium IHC. ACM, New York, NY, USA. [link]

C. Fiesler, N. Garrett, and N. Beard. 2020. What do we teach when we teach tech ethics? A syllabi analysis. In Proceedings of the 51st ACM technical symposium on computer science education. ACM, 289–295. DOI: 10.1145/3328778.3366825

SBC. 2013. Código de Ética do Profissional de Informática. Recuperado de: [link]

L. Santos, and D. Mendes. 2023. Desigualdades Tecnológicas: impactos no retrocesso da aprendizagem no contexto pós-pandêmico. In Anais do VIII Congresso sobre Tecnologias na Educação, SBC, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, 143-152. DOI: 10.5753/ctrle.2023.232435

Richard H. Thaler, and Cass R. Sunstein. 2008. Nudge: Improving decisions about health, wealth, and happiness. Yale University Press, New Haven & London, USA.
Publicado
22/04/2024
Como Citar

Selecione um Formato
HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira; BARRETO, Yaritza; BRITO, Filipe Gabriel Tomaz; SANTOS, Marcus Vinicius Maia dos; LOBO, Felipe Leite; SILVA, Luciano Ferreira. O que graduandos em informática consideram necessário aprender sobre Ética? Subsídios para a Educação em Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 281-292. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2024.237523.