O que graduandos em informática consideram necessário aprender sobre Ética? Subsídios para a Educação em Computação

Resumo


A Ética é crucial para profissionais da computação. Por isso o ensino dessa disciplina precisa ser cuidadosamente planejado. Assim, os nossos objetivos foram: (1) investigar o que graduandos em informática priorizam aprender sobre ética e, a partir disso e do conhecimento científico existente, (2) elaborar proposta de objetivos de aprendizagem (OAs). Para o Objetivo 1, coletamos dados de 38 alunos, cuja tarefa foi responder questionário sobre artigos do Código de Ética da SBC e temas considerados importantes de serem ensinados, e práticas antiéticas frequentes. Como resultado, observamos que eles priorizaram aprender sobre LGPD, privacidade, segurança, códigos de ética, pirataria e desinformação. Sobre o Objetivo 2, propusemos como resultado 40 OAs, que compõem o objetivo terminal de “Decidir comportamento mais promissor diante de dilema ético no trabalho em computação”, e um canvas para auxiliar a ensiná-los. Esperamos que essa proposta seja testada e aperfeiçoada em trabalhos futuros.
Palavras-chave: Educação de computação, Ética em computação, Objetivos de aprendizagem

Referências

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Publicado
22/04/2024
HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira; BARRETO, Yaritza; BRITO, Filipe Gabriel Tomaz; SANTOS, Marcus Vinicius Maia dos; LOBO, Felipe Leite; SILVA, Luciano Ferreira. O que graduandos em informática consideram necessário aprender sobre Ética? Subsídios para a Educação em Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 281-292. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2024.237523.