GREatest Unity - Um jogo digital de cartas para o ensino de testes de software

  • Hanna R. S. Ramos Universidade Federal do Ceará
  • Assucena S. Araújo Universidade Norte do Paraná
  • Jaciana B. da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Jaime G. S. Neto Universidade Federal do Ceará
  • Francisco J. A. Teixeira Universidade Federal do Ceará
  • Ismayle S. Santos Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0001-5580-643X
  • Rossana M. C. Andrade Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-0186-2994

Resumo


Teste de software é um processo essencial utilizado na engenharia de software para avaliar a qualidade de um sistema tendo como objetivo identificar defeitos no software. Apesar de sua importância nota-se dificuldades no que se refere ao aprendizado teórico e prático dos alunos. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo apresentar versão Unity de um jogo de cartas, denominado Greatest Unity, que tem como finalidade ser uma ferramenta de ensino-aprendizagem para teste de Software. O jogo foi aplicado com um grupo de alunos junto a um questionário. Com os resultados do questionário, foi possível coletar dados promissores no que se refere ao jogo no ensino de testes de software. Verificou-se ainda indícios do maior interesse dos alunos pela área, juntamente com uma compreensão aprimorada das situações práticas relacionadas aos testes de software.
Palavras-chave: Ensino de Computação, Teste de Software, Jogo Sério

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Publicado
22/04/2024
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RAMOS, Hanna R. S.; ARAÚJO, Assucena S.; SILVA, Jaciana B. da; NETO, Jaime G. S.; TEIXEIRA, Francisco J. A.; SANTOS, Ismayle S.; ANDRADE, Rossana M. C.. GREatest Unity - Um jogo digital de cartas para o ensino de testes de software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 357-366. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2024.237539.