GREatest Unity - Um jogo digital de cartas para o ensino de testes de software
Resumo
Teste de software é um processo essencial utilizado na engenharia de software para avaliar a qualidade de um sistema tendo como objetivo identificar defeitos no software. Apesar de sua importância nota-se dificuldades no que se refere ao aprendizado teórico e prático dos alunos. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo apresentar versão Unity de um jogo de cartas, denominado Greatest Unity, que tem como finalidade ser uma ferramenta de ensino-aprendizagem para teste de Software. O jogo foi aplicado com um grupo de alunos junto a um questionário. Com os resultados do questionário, foi possível coletar dados promissores no que se refere ao jogo no ensino de testes de software. Verificou-se ainda indícios do maior interesse dos alunos pela área, juntamente com uma compreensão aprimorada das situações práticas relacionadas aos testes de software.
Palavras-chave:
Ensino de Computação, Teste de Software, Jogo Sério
Referências
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Thiago A Beppe, Ítalo Linhares de Araújo, Bruno Sabóia Aragão, Ismayle de Sousa Santos, Davi Ximenes, and Rossana M Castro Andrade. 2018. Greatest: A card game to motivate the software testing learning. In Proceedings of the XXXII Brazilian Symposium on Software Engineering. 298–307
Maria Adriana Ferreira da Silva, Alana Gabrielly Pereira Pinheiro, Pedro Henrique Aires da Silva, and Alysson Filgueira Milanez. 2022. GameTest: Um protótipo de jogo para apoiar o ensino-aprendizagem de Teste de Software. Conjecturas 22, 6, 679–703.
Tarcila Gesteira da Silva, Felipe Martins Müller, and Giliane Bernardi. 2011. Panorama do ensino de engenharia de software em cursos de graduação focado em teste de software: uma proposta de aprendizagem baseada em jogos. RENOTE 9, 2.
Sommerville Ian. 2011. Engenharia de software. 6a. edição, AddisonWesley/Pearson.
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Maria Alciléia Alves Rocha, Higor Barboza Hermes, Aline Alves Moreno Cantiliere, and Luana Mendes Alves. 2020. O Qualif e os jogos digitais que apoiam o ensino-aprendizagem sobre qualidade de software. Revista Vértices 22, 2, 181–207
Sebastião Henrique Nascimento Santos, Yandson de Jesus Saraiva Costa, Davi Viana dos Santos, Alex Oliveira Barradas Filho, João Batista Bottentuit Junior, and Luis Jorge Enrique Rivero Cabrejos. 2020. Identificando jogos sérios para o ensino de engenharia de software no brasil através de um mapeamento sistemático. Research, Society and Development 9, 7
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Jonas C Souza, Simone Borges, and Vinicius HS Durelli. 2022. Gamificação Aplicada à Aprendizagem de Critérios de Teste de Software. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. SBC, 775–784.
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Publicado
22/04/2024
Como Citar
RAMOS, Hanna R. S.; ARAÚJO, Assucena S.; SILVA, Jaciana B. da; NETO, Jaime G. S.; TEIXEIRA, Francisco J. A.; SANTOS, Ismayle S.; ANDRADE, Rossana M. C..
GREatest Unity - Um jogo digital de cartas para o ensino de testes de software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 357-366.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2024.237539.