CodeBô: Design e avaliação de um puzzle game para o ensino de Estrutura de Dados
Resumo
Disciplinas de programação apresentam, historicamente, altas taxas de reprovação e evasão. Pesquisadores buscam solucionar esse problema de diferentes maneiras. Dentre essas abordagens, destaca-se o uso de Jogos Educacionais em sala de aula. Embora existam muitos jogos sobre lógica, algoritmos e Pensamento Computacional, são limitados os jogos que abordam tópicos de Estrutura de Dados. Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento do jogo CodeBô, um puzzle code game, para auxiliar no ensino de Estrutura de Dados. O jogo desenvolvido foi baseado na Teoria do Flow e na Zona de Desenvolvimento Proximal. Para a avaliação, foi realizado um estudo de caso com jogadores de perfis variados. A avaliação, feita com o E-GameFlow, demonstrou resultados positivos quanto à melhoria do conhecimento, concentração, clareza nos objetivos, feedback, desafio e autonomia. O estudo apresenta ainda uma triangulação com logs e dados qualitativos para uma compreensão mais profunda das questões indicadas pelo E-GameFlowReferências
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Publicado
07/04/2025
Como Citar
ARAUJO, Luis Gustavo de Jesus; SILVA, Andreia Pinheiro dos Santos.
CodeBô: Design e avaliação de um puzzle game para o ensino de Estrutura de Dados. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 27-36.
ISSN 3086-0733.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.4893.
