O Desafio da Diversidade e Inclusão: A Falta de Representatividade das Minorias Sociais na Educação em Computação

  • Anderson C. Lima UFMS
  • Valéria Q. Reis UFMS / Leuphana Universität Lüneburg
  • Mateus S. Moraes UFMS
  • Amaury A. C. Junior UFMS
  • Esteice J. S. Batista UFMS

Resumo


Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com análise bibliométrica de estudos sobre a Educação em Computação no Brasil e sua relação com grupos minoritários. Foram analisados 878 trabalhos publicados entre 2011 e 2024 em eventos relacionados com a área: WEI (Workshop sobre Educação em Computação), Educomp (Simpósio Brasileiro de Educação em Computação) e SBIE (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação). A pesquisa seguiu o processo PRISMA, e 57 estudos foram selecionados. Os resultados revelam, que ainda são poucos os estudos abordando grupos minorizados: mulheres (2,51%), grupos étnico-raciais (0,23%), pessoas com deficiências (2,28%), idosos (0,23%), vulnerabilidade social (0,57%) e LGBTQIAPN+ (0%). O artigo destaca a necessidade de mais pesquisas sobre diversidade na educação em computação e propõe uma agenda de trabalhos futuros.

Referências

Alexandrino, N., Silva, C., Targa, C., and Conrado, D. (2021). PS4W: Programa de Inclusão Jovem e Feminina na Área Tecnológica. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 204–210, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Alves, L., Rocha, L., Pereira, C., Machado, I., Viana, W., and Junior, N. A. (2022). Estudantes com Deficiência Visual em Computação: participação, perspectivas e desafios enfrentados. In Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 67–76, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Amorim, P., Aguilar, M., Imamura, I., Gonçalves, M., Cruz, M., and Pereira, A. (2024). Estudo exploratório avaliando a viabilidade do uso de aplicativo de exposição virtual para disseminação da importância das mulheres nas ciências. In Anais do IV Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 214–223, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Andrade, G., Hoss, D., Barbosa, A., and Gomes, L. (2019). Metodologia Didático Simbólica como Alternativa para o Ensino de Programação de Computadores a Alunos Surdos. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 473–482, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Aranha, R., Júnior, C. P., Portilho, F., Ribeiro, L., Costa, N., Correa, R., and Ferreira, A. (2024). Dos documentos pedagógicos à sala de aula: perspectivas e práticas docentes sobre acessibilidade digital durante a formação em Computação. In Anais do XXXII Workshop sobre Educação em Computação, pages 774–784, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Araújo, E. and Andrade, W. (2020). Um Mapeamento Sistemático sobre o Ensino de Programação para Pessoas com Deficiência. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1713–1722, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Balieiro, K., Cosme, L., da Silva, A., Cangussu, A., and Cosme, L. (2014). Inclusão Digital de Mulheres no IFNMG Campus Montes Claros: Um Relato de Experiência. In Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação, pages 169–178, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Barbosa, G. A., Silva, A., Lima, C., and Junior, L. d. L. C. (2019). Principais obstáculos da inclusão digital na terceira idade: uma revisão sistemática. In VI Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. Campina Grande, Brasil: Realize Editora. Recuperado de [link].

Bim, S. (2011). Uma experiência de ensino de Interação Humano-Computador para alunas do ensino médio. In Anais do XIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 1670–1679, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Bispo Jr, E. L., Abranches, S. P., Carvalho, A. B. G., and Santos, S. C. (2022). “Fui contratado para ensinar Computação!”: Um olhar sobre a suposta neutralidade político-pedagógica do professor universitário de Computação no Brasil. In Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP), pages 272–282. SBC.

Bonfanti, R., Santos, E., Maselli, M., and Dias, J. (2020). Acessibilidade e Ludicidade no Ensino de Computação. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1783–1792, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Boscarioli, C., Galante, G., Oyamada, M., Zara, R., and Vilwock, R. (2015). Aluno Surdo na Ciência da Computação: Discutindo os Desafios da Inclusão. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 178–187, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Braga, S., Barbosa, C., Tavares, P., and de Oliveira, M. (2016). Oficina do Código: Um projeto para o ensino e integração de alunos do ensino fundamental e médio na área de tecnologia. In Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação, pages 2284–2292, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Campos, L., Duarte-Figueiredo, F., Cardoso, A., and Machado, G. (2012). MIDiN: Metodologia de Inclusão Digital em Nuvens. In Anais do XX Workshop sobre Educação em Computação, pages 131–140, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Carlos, A., Bernardo, J., Choji, R., Pires, F., and Pessoa, M. (2024). Nada sobre mim, sem mim: processo de desenvolvimento de habilidades e competências em computação de um estudante autista. In Anais do XXXII Workshop sobre Educação em Computação, pages 239–250, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Casa-Nova, M. J. and Palmeira, P. (2008). PETI(Programa para Prevenção e Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil). [link]. Online; accessed 23 November 2014.

Castro, S., Sousa, R., Freire, T., Ibiapina, A., and Aquino, S. (2024). Robótica como Ferramenta de Aprendizagem: a experiência de uma aluna de computação como monitora de robótica para crianças do Ensino Fundamental. In Anais do XXXII Workshop sobre Educação em Computação, pages 91–102, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Correa, R., Teixeira, N., Portilho, F., Junior, C. P., and Aranha, R. (2023). A formação em Computação e a (falta de) acessibilidade em sistemas computacionais: acaso ou resultado? In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 488–498, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Costa, L., Barbosa, C., Lima, Y., Nascimento, L., Galeno, L., Santos, A., Xexéo, G., and Souza, J. (2024). STEM Education for Young Women via Heroic Narratives: Evaluating the Heroine’s Learning Journey. In Anais do IV Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 52–62, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Cunha, M., Cabral, G., and F., L. (2022). Pensando computacionalmente com Ana: storytelling sensível ao gênero para favorecer a autoeficácia das estudantes do ensino fundamental I. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1334–1343, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

da Costa, T., Lima, J. R., and Santiago, C. (2023). Ensinando Pensamento Computacional para Alunas de Disciplinas Introdutórias de Programação no Ensino Técnico através de um MOOC. In Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 347–358, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Da Silva, T. A., Lanzelotti, S., Costa, N. L., Colnago, M., and Casaca, W. (2022). Análise da representação da diversidade de gênero nos cursos de graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics, 9(1).

Damasceno, A., Ítala Fernandes, Moreira, F., Santos, T., and Alvino, C. (2011). Inclusão digital na cidade de Pombal. In Anais do XIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 1689–1698, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

de O. Mattos, G., Moreira, J. A., Moura, A. F. S. A., Nascimento, A. B., and Oliveira, C. C. (2018). Oficinas de Programação para Meninas: Despertando o Interesse Pela Computação. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

de Oliveira Menezes, S. K. and dos Santos, M. D. F. (2021). Gênero na educaçao em computaçao no brasil e o ingresso de meninas na Area – uma revisao sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29:456–484.

de Souza, P. E. S., de Oliveira, J. B. A., and Rocha, R. J. (2019). TDIC e Educação de Surdos: Revisão Sistemática de Pesquisas Acadêmicas nos Primeiros Dez Anos da Lei de Libras. Congresso Nacional de Educação.

Dutra, T., Ferreira, A., Gasparini, I., and Maschio, E. (2022). Jogo digital educacional para desenvolvimento do Pensamento Computacional para crianças com Deficiência Intelectual. In Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 251–260, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Fabris, J. A., Prietch, S. S., and Ricardi, K. (2018). Construção Colaborativa de Signos Específicos da Língua Brasileira de Sinais para Termos da Subárea de Engenharia de Software. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Fernandes, J. (2024). A forma e a função dos laboratórios de computação nas escolas de educação básica: plataformas para uma revolução contra-hegemônica? In Anais do IV Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 384–394, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Flôr, D., da Cruz, E., Possebom, A., Junior, C. B., Hübner, R., Gonçalves, P., da Silva, C., and Aylon, L. (2020). Mannaacademy: impulsionando o protagonismo feminino através de uma rede interinstitucional de extensão universitária. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 26–30, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Galvão, L., García, L., and Felipe, T. (2020). Metodologia CAJEDUS para o Desenvolvimento de Jogos de Apoio à Educação Infantil Bilíngue de Crianças Surdas: Um Estudo de Caso Junto a Desenvolvedores. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 91–95, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Gomes, L., Barbosa, A., Silva, C., and Oliveira, C. (2023). Uma Análise Comparativa dos Estudantes Cotistas e Não Cotistas de Cursos Superiores de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) do IFCE. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 432–442, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Guia do Estudante (2023). Minorias sociais: o que você precisa saber sobre o tema? [link]. Online; accessed 16 December 2024.

Ibarra, A. C. R., Ramos, N. B., and de Oliveira, M. Z. (2021). Desafios das Mulheres na Carreira Científica: Uma Revisão Sistemática? Revista Brasileira de Orientação Profissional.

IBGE (2022a). Tabela 9367 - Taxa de informalidade das pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, por cor ou raça e existência de deficiência. [link]. Online; accessed 16 December 2024.

IBGE (2022b). Tabela 9542 - Pessoas de 15 anos ou mais de idade, total e as alfabetizadas, por sexo, cor ou raça e grupos de idade. [link]. Online; accessed 16 December 2024.

IBGE (2023a). Tabela 7441 - Rendimento médio mensal real das pessoas de 14 anos ou mais de idade ocupadas na semana de referência com rendimento de trabalho, de todos os trabalhos, a preços médios do último ano, por cor ou raça. [link]. Online; accessed 16 December 2024.

IBGE (2023b). Tabela 7444 - Rendimento médio mensal real das pessoas de 14 anos ou mais de idade ocupadas na semana de referência com rendimento de trabalho, de todos os trabalhos, a preços médios do último ano, por sexo. [link]. Online; accessed 16 December 2024.

IBGE (2024). Tabela 4094 - Pessoas de 14 anos ou mais de idade, total, na força de trabalho, ocupadas, desocupadas, fora da força de trabalho, em situação de informalidade e respectivas taxas e níveis, por grupo de idade. [link]. Online; accessed 16 December 2024.

Jr., E. O., Bortoli, L., Marchi, A., Pasqualotti, A., and Gil, H. (2023). Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1536–1545, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Jurgina, L., Mackedanz, T., and Júnior, L. R. (2024). Integração, Inovação e Inclusão: A Contribuição do PET Computação da UFPel. In Anais do XXXII Workshop sobre Educação em Computação, pages 229–238, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Júnior, A. L., Rostas, G., and Cabreira, T. (2023). GAME.INC: Desenvolvendo um Objeto de Aprendizagem Ludificado para Inclusão Desplugada. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1825–1836, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Macedo, M., Morais, B., Ribeiro, L., Costa, N., Santana, T., and Junior, C. P. (2023). Análise comparativa de vídeos do YouTube de canais de homens e mulheres na área de computação: uma investigação a partir dos comentários. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1862–1873, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Mandowski, V., Rodrigues, W., Vieira, E., Konradt, A., Martinez, S., Mackedanz, T., Jurgina, L., and Júnior, L. R. (2024). Curso Introdutório de Lógica de Programação: Uma Ação para Aproximar Jovens em Vulnerabilidade Social ao Aprendizado de Computação. In Anais do XXXII Workshop sobre Educação em Computação, pages 139–149, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Mattos, G., da Silva, D., and Moreira, J. (2015). A Utilização de Kits de Robótica como Ferramenta para o Ensino de Programação à Meninas do Ensino Médio. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 376–385, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Moreira, J. A., Silva, R. M., and Carvalho, M. E. P. (2018). Cenários Prospectivos: Uma Visão do Futuro da Presença Feminina em Cursos de Ciência da Computação de uma Instituição de Ensino Superior. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Moro, M. (2022). Lack of Diversity: Are you part of the problem or its solution? In Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 261–271, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Nunes, A., Maia, D., Oliveira, L., Cruz, M., Desidério, S., Pinheiro, V., and Marques, A. (2024). Oficinas de introdução ao pensamento computacional conduzidas por mulheres: uma contribuição para a representatividade feminina. In Anais do IV Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 193–203, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Oliveira, A., Moro, M., and Prates, R. (2014). Perfil feminino em computação: Análise inicial. In Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação, pages 179–188, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Oliveira, A. M., Barreto, G., and Viana, F. (2021). A Formação Docente acerca do Pensamento Computacional na Perspectiva da Educação Inclusiva: Um Estudo sobre os Espaços de Discussão no Brasil. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 198–207, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

ONU, B. (2025). Nações unidas: Ods.

Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., et al. (2021). The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. Systematic reviews, 10(1):1–11.

Pansanato, L., Silva, C., and Rodrigues, L. (2012). Uma Experiência de Inclusão de Estudante Cego na Educação Superior em Computação. In Anais do XX Workshop sobre Educação em Computação, pages 251–260, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Pereira, A., Carvalho, L., and Souto, E. (2019). Analisando a influência de atributos demográficos no desempenho de estudantes em uma disciplina de introdução à programação. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 360–369, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Pereira, C., Figuerêdo, J., Alves, T., Santos, N., Galvão, N., and Filho, T. G. (2024). (In)visibilidade da Diversidade nos Cursos Presenciais de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação: Um Panorama das Universidades Públicas da Bahia, booktitle = Anais do IV Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. pages 90–101, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Pinto, N., Araujo, A., Mendes, E., Pavani, G., Silva, K., Neto, R., Salles, K., and Rivero, L. (2020). Quando a Aluna se Torna a Mestre: Um Relato da Experiência de Alunas de Graduação Aplicando Dinâmicas de Ensino de Computação para Alunas de Ensino Médio. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 36–40, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Pio, P., Sodré, I., and Borges, V. (2020). Visual analysis to compare academic performances of Quota and Non-Quota Students from Computer-related programs. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 181–185, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Rabêlo, H., de Oliveira, W., Santos, L., de Araújo, A., and Souza, F. (2015). Scratch na produção de recursos interdisciplinares com disciplinas indígenas. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 21–30, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Ramacciotti, B. L. and Calgaro, G. A. (2021). Construção do conceito de minorias e o debate teórico no campo do Direito. Sequência (Florianópolis), 42(89):e72871.

Ramos, B., Seixas, E., and Seixas, F. (2022). Uma análise de acessibilidade: o Google Sala de Aula. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 381–391, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Ramos, N., Freitas, C., Avila, S., Costa, P., Testoni, V., and Borin, J. (2015). Ensino de Programação para Alunas de Ensino Médio: Relato de uma Experiência. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 386–395, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Reis, L. and Silva, V. (2022). deficiencia.org: Relato Sobre o Emprego de Ferramentas Computacionais Enquanto Tecnologias Assistivas no Ensino/Aprendizagem Para Pessoas com Deficiência Visual. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 463–474, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Reis, R., Pereira, R., Silva, F., and Peres, L. (2023). Hello World: abordando Questões sobre o Gênero Feminino em uma Disciplina de Introdução à Computação. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1813–1824, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Rocha, D. F., Bittencourt, I. I., Dermeval, D., and Isotani, S. (2014). Uma revisão sistemática sobre a educação do surdo em ambientes virtuais educacionais. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 25, page 1263.

Rodríguez-Pérez, G., Nadri, R., and Nagappan, M. (2021). Perceived diversity in software engineering: a systematic literature review. Empirical Software Engineering, 26:1–38.

Santos, M., Vossen, L., Vasconcellos, D., Borchardt, G., Junior, R. V., Silveira, E., Silva, M., and Gasparini, I. (2023). Panorama da diversidade nos cursos presenciais de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação das universidades públicas de Santa Catarina. In Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 69–78, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Santos, R., Lopes, J., Silva, R., Souza, E., Silva, P., and Felix, Z. (2022). Currículo Base para o Ensino de Pensamento Computacional para Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla: um relato de experiência com usuários da APAE de Serra Talhada-PE. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 97–108, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Sax, L. J., Zimmerman, H. B., Blaney, J. M., Toven-Lindsey, B., and Lehman, K. (2017). Diversifying undergraduate computer science: The role of department chairs in promoting gender and racial diversity. Journal of women and minorities in science and engineering, 23(2).

Silva, J., Oliveira, L., and Silva, A. (2019a). Meninas na Computação: uma análise inicial da participação das mulheres nos cursos de Sistemas de Informação do estado de Alagoas. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 444–452, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Silva, M. A., Santana, T., and Braga, A. (2021). Uma análise do rendimento escolar por área de conhecimento como forma de desmistificação de estereótipos de gênero em Computação. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1330–1339, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Silva, N., Santos, I., and Orleans, L. (2019b). Ensino Inclusivo de Pensamento Computacional: um Relato de Experiência. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 81–90, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Silva, U. F., Ferreira, D. J., Ambrósio, A. P. L., and Oliveira, J. L. d. S. (2022). Problemas enfrentados por alunas de graduação em ciência da computação: uma revisão sistemática. Educação e Pesquisa, 48:e236643.

Siqueira, D. P., Morais, F. S. d., and Moreira, M. C. (2024). Democracia, tutela jurisdicional e direitos da personalidade: os direitos das minorias sociais na atuação da Suprema Corte brasileira. Sequência (Florianópolis), 45(98):e99821.

Souza, B. (2023). Experiência de inclusão de aluno com TEA na equipe de robótica competitiva em nível escolar. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 282–292, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Souza, C. R., Verrangia, D., and Pierson, A. H. (2019). Visões de estudantes universitários/as negros/as acerca da ciência e tecnologia, no contexto da educação das relações étnico-raciais. Educação, sociedade & culturas, (55):111–130.

Souza, S., Rios, M., Rodrigues, C., dos Santos, D., and Bittencourt, R. (2015). Oficinas de Programação com Ambientes Lúdicos para Meninas do Ensino Fundamental. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 286–295, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Talita, I., Santana, T., and Abalém, M. F. (2025). Programa meninas digitais.

Tavares, T., da Cruz, M., and Marques, S. (2022). Pensamento Computacional na Oficina ‘Ginástica Cerebral’ para Pessoas Idosas. In Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 142–151, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Tavares, T. and Miranda, F. (2024). Explorando o Gap de Gênero em Matemática no ENEM em Municípios Brasileiros como Indicativo de Potenciais Candidatas para Carreiras em Computação. In Anais do XXXII Workshop sobre Educação em Computação, pages 785–793, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Taylor, J., Simpson, E., Tran, A.-T., Brubaker, J. R., Fox, S. E., and Zhu, H. (2024). Cruising Queer HCI on the DL: A Literature Review of LGBTQ+ People in HCI. In Proceedings of the CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, pages 1–21.

Zamprogno, L., Merlin, B., Ferreira, J., Fülber, H., and Veras, A. (2019). Tecnologias assistivas para auxiliar deficientes visuais na criação e leitura de conteúdos gráficos: uma revisão sistemática da literatura. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 266–275, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
07/04/2025
LIMA, Anderson C.; REIS, Valéria Q.; MORAES, Mateus S.; C. JUNIOR, Amaury A.; BATISTA, Esteice J. S.. O Desafio da Diversidade e Inclusão: A Falta de Representatividade das Minorias Sociais na Educação em Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 97-114. ISSN 3086-0733. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.4939.