Estudo sobre o surgimento e evolução de misconceptions em uma disciplina de introdução à programação

  • Airton Nascimento Silveira Filho UFAM
  • Victor Araújo Passos UFAM
  • Leandro Silva Galvão de Carvalho UFAM
  • Elaine H. T. Oliveira UFAM
  • David Fernandes UFAM
  • Fabíola Guerra Nakamura UFAM

Resumo


Juízes online, amplamente usados em disciplinas introdutórias de programação, costumam focar na conformidade com casos de teste, pouco contribuindo para identificar compreensões imperfeitas (misconceptions) do aprendiz sobre o assunto. Neste trabalho, levantou-se a evolução dos misconceptions exibidos pelos alunos ao longo de um período letivo em uma disciplina desse tipo, a partir dos códigos submetidos a um juiz online. Os resultados indicam que misconceptions relacionados a estruturas de decisão são os mais persistentes ao longo do tempo. Além disso, verificou-se que alguns misconceptions frequentemente surgem em conjunto, como os ligados a atribuições e estruturas redundantes, aplicadas desnecessariamente na codificação, enquanto outras categorias aparecem pontualmente. A contribuição desta análise não se limita a catalogar os misconceptions dos alunos, possibilitando que pesquisas futuras abordem estratégias de mitigar os mais frequentes e os mais recorrentes.

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Publicado
07/04/2025
SILVEIRA FILHO, Airton Nascimento; PASSOS, Victor Araújo; CARVALHO, Leandro Silva Galvão de; OLIVEIRA, Elaine H. T.; FERNANDES, David; NAKAMURA, Fabíola Guerra. Estudo sobre o surgimento e evolução de misconceptions em uma disciplina de introdução à programação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 153-164. ISSN 3086-0733. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.5317.