Especialista em algoritmos para apoio interativo na aprendizagem de programação utilizando ChatGPT
Resumo
O uso crescente de inteligência artificial no meio acadêmico tem gerado discussões sobre seus benefícios e desafios como ferramenta de aprendizagem. Diante disso, este estudo apresenta um especialista em programação, projetado para oferecer orientações na resolução de problemas, evitando a entrega direta de códigos. Adotando uma abordagem experimental, o estudo investigou como o especialista pode estimular a autonomia do usuário e promover uma aprendizagem ativa. Os resultados demonstraram que o modelo priorizou explicações conceituais e fluxos lógicos, incentivando o aprendizado ativo dos usuários. Embora sejam necessários ajustes para aprimorar sua eficiência, os resultados indicam que o especialista tem potencial para se tornar uma ferramenta educacional eficaz, atuando como um facilitador promissor no processo de aprendizagem em programação.Referências
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Publicado
07/04/2025
Como Citar
MIGUEL, Jean; MARTINS, Waldecir; BENARRÓS, Ícaro; DUARTE, José Carlos.
Especialista em algoritmos para apoio interativo na aprendizagem de programação utilizando ChatGPT. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 204-215.
ISSN 3086-0733.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.5378.
