Um Relato de Experiência sobre o Apoio Estudantil na Disciplina de Algoritmos

  • Júlia Zoffoli Caçador UFJF
  • Robert Gonçalves Vieira de Souza UFJF
  • Davi Luís de Faria Rocha UFJF
  • Gabriel Mattos UFJF
  • Luiz Gustavo Ferreira Nazareth UFJF
  • Marcelo Ian Rezende Menezes UFJF
  • Hiero Henrique Barcelos Costa UFJF
  • João Stephan Silva Maurício UFJF
  • Augusto de Filippo Cavalini UFJF
  • Gabriel Henrique de Souza UFJF
  • Pedro Henrique Dias Valle USP
  • Joventino de Oliveira Campos UFJF

Resumo


O ensino de Algoritmos enfrenta diversos desafios devido à heterogeneidade das turmas, com alunos apresentando diferentes níveis de conhecimento e motivação. Para oferecer suporte a alunos com dificuldades, foi implementada a metodologia dos Aulões, que envolveu revisões de conteúdo, exercícios práticos e um espaço para esclarecimento de dúvidas, promovendo a interação e colaboração entre os participantes. Os responsáveis pelos Aulões relataram suas experiências, apontando benefícios e dificuldades, e destacando o ambiente propício ao desenvolvimento de habilidades de ensino e à troca de conhecimentos. O feedback dos alunos foi coletado para avaliar a eficácia dos Aulões e aprimorar futuras edições, com os resultados indicando um impacto positivo no desempenho acadêmico dos participantes, reforçando a importância dessas atividades de apoio.

Referências

de Almeida Valle, A., Bedeschi, A. C., Pinto, D. P., Rubim, D. F., Mendes, J. C., and Sarmento, P. P. S. (2018). O potencial de transformação e mehoria da graduação exercido pelos grupos pet. In Proceedings of the 46 Brazilian Congress of Engineering Education, COBENGE. Associação Brasileira de Educação em Engenharia.

Figuerêdo, J. S. L., Machado, J. G., Lima, S. V., da Silva Cerqueira, C. S., and Pereira, C. P. (2021). Percepção do ensino-aprendizagem da monitoria de algoritmos e programação em cursos de engenharia na perspectiva de estudantes, monitores e professores. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29:1433–1462.

Giraffa, M. M. and da Costa Mora, M. (2013). Evasão na disciplina de algoritmo e programação: um estudo a partir dos fatores intervenientes na perspectiva do aluno. In Congresos CLABES.

Holanda, M., Bandeira, I. N., Castanho, C. D., de Sousa, A. B., and da Silva, D. (2024). Programa de monitoria da disciplina de programação introdutória na universidade de brasília. Revista Brasileira de Informática na Educação, 32:157–180.

Martins, I. L. (2007). Educação tutorial no ensino presencial: uma análise sobre o pet. PET–Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação. Brasília: Ministério da Educação.

Moraes, T. N. and Nakamoto, P. T. (2024). Educação em jogo: Os possíveis aspectos negativos do uso da gamificação nos processos de ensino na educação profissional e tecnológica. Educação, 49.

Morais, C., MENDES NETO, F., and Osório, A. (2020a). Dificuldades e desafios do processo de aprendizagem de algoritmos e programação no ensino superior: uma revisão sistemática de literatura. Research, Society and Development, 9.

Morais, C. G. B., Mendes Neto, F. M., and Osório, A. J. M. (2020b). Difficulties and challenges in the learning process of algorithms and programming in higher education: a systematic literature review. Research, Society and Development, 9(10):e9429109287.

Mota, A. F. S., Ferreira, D. S., Toledo, E. M., Sales, F. O., Iwashima, G. C., Borges, J. V. L., Souza, L. A. M., Santos, V. O., Moraes, V. R., Goulart, V. M. A., and Corrêa, Y. R. (2019). Sobre a atuação na graduação dos getianos da engenharia computacional. Research, Society and Development, 7.

Oliveira, S., Pereira, M., and Teixeira, F. A. (2021). Mit app inventor como ambiente de ensino de algoritmos e programação. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 61–70, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Raabe, A. L. A. and Silva, J. d. (2005). Um ambiente para atendimento as dificuldades de aprendizagem de algoritmos. In XIII Workshop de Educação em Computação (WEI’2005). São Leopoldo, RS, Brasil, volume 3. sn.

Santos, A., Gomes, A., and Mendes, A. (2013). A taxonomy of exercises to support individual learning paths in initial programming learning. pages 87–93.

Vieira, C. E. C., Lima Junior, J. A. T. d., and Vieira, P. d. P. (2015). Dificuldades no processo de aprendizagem de algoritmos: uma análise dos resultados na disciplina de al1 do curso de sistemas de informação da faeterj – campus paracambi. Cadernos UniFOA, 10(27):5–15.
Publicado
07/04/2025
CAÇADOR, Júlia Zoffoli et al. Um Relato de Experiência sobre o Apoio Estudantil na Disciplina de Algoritmos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 267-277. ISSN 3086-0733. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.4875.