Ensinando Python com LEGO™ Spike Prime: Uma Abordagem Prática para Jovens de 13 a 18 Anos

  • Giulia Ramos de Oliveira UFJF
  • Rafael Rocha Ribeiro UFJF
  • Nina Aguiar Ferreira UFJF
  • Miguel Dias de Abreu UFJF
  • Cristina Sayuri Côrtes Ouchi Dusi UFJF

Resumo


O ensino do pensamento computacional é essencial para o desenvolvimento do raciocínio lógico, preparando pessoas para futuros desafios. Este artigo relata uma experiência de ensino de programação em Python junto ao uso de kits LEGOTM Spike com jovens de 13 a 18 anos com experiência prévia em programação com blocos. As aulas abordaram conceitos de programação e robótica, culminando em uma competição. A metodologia aqui apresentada promoveu o desenvolvimento de habilidades cognitivas, resolução de problemas e trabalho em equipe, além de estimular a criatividade e o pensamento crítico. Os resultados reforçam o valor da integração entre programação e robótica como abordagem eficaz e motivadora no ensino de tecnologia e lógica.

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Publicado
07/04/2025
OLIVEIRA, Giulia Ramos de; RIBEIRO, Rafael Rocha; FERREIRA, Nina Aguiar; ABREU, Miguel Dias de; DUSI, Cristina Sayuri Côrtes Ouchi. Ensinando Python com LEGO™ Spike Prime: Uma Abordagem Prática para Jovens de 13 a 18 Anos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 278-287. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.4911.