PET Connect: Uma Iniciativa de Preparação Profissional para Estudantes de Engenharia e Tecnologia da Informação
Resumo
O artigo apresenta um relato sobre a concepção, planejamento e execução do evento PET Connect, organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Russas. Esse evento tem como objetivo conectar estudantes e profissionais das áreas de Engenharia e Tecnologia da Informação, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas e interpessoais essenciais para o mercado de trabalho. Realizado remotamente, o PET Connect ofereceu palestras, rodas de conversa e um minicurso, abordando temas como a importância das soft skills, construção de redes de relacionamento e personal branding no LinkedIn. Os resultados mostraram que o evento contribuiu significativamente para a preparação dos estudantes para o mercado, incentivando uma formação interdisciplinar e colaborativa. O artigo discute as atividades realizadas, os impactos no desenvolvimento dos participantes e sugere melhorias para futuras edições, como a ampliação de workshops práticos, o aprofundamento em temas técnicos e o aumento de oportunidades de networking com profissionais experientes.Referências
Bandura, A. (2018). Social Learning Theory. Englewood Cliffs: Prentice-Hall.
Barrows, H. S. (1996). Problem-Based Learning in Medicine and Beyond: A Brief Overview. New Directions for Teaching and Learning, n. 68, p. 3–12. Disponível em: DOI: 10.1002/tl.37219966804. Acesso em: 03 mar. 2025.
Bruns, B. and Lücke, M. (2022). Education Systems and Skills Development in the 21st Century. Washington, DC: World Bank.
Clausen, J., Schneider, C., and Klein, P. (2021). Soft Skills in Engineering Education: A Literature Review. European Journal of Engineering Education, v. 46, n. 3, p. 415-432.
Deming, D. J. (2017). The Growing Importance of Social Skills in the Labor Market. The Quarterly Journal of Economics, v. 132, n. 4, p. 1593-1640.
Felder, R. M. and Brent, R. (2016). Teaching and Learning STEM: A Practical Guide. San Francisco: Jossey-Bass.
Ferraz, A. P. and Oliveira, J. (2018). Soft Skills: Competências Essenciais para o Profissional do Futuro. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 34-45, jan./mar.
Fischer, F., Kienhues, D., and Thomas, J. (2020). Science Communication and Resilience: Developing Critical Thinking in a Digital Age. Frontiers in Communication, v. 5, p. 1-10.
Gomes, R. M. and Silva, A. J. (2020). A Importância dos Eventos Acadêmicos para o Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais. Revista Educação e Tecnologia, Brasília, v. 10, n. 2, p. 90-103, maio.
Gomes, A. e Silva, B. (2020). Desenvolvimento de soft skills em atividades acadêmicas. Revista de Educação e Tecnologia, 15(2), 34-50.
Heckman, J. J. and Kautz, T. (2012). Hard Evidence on Soft Skills. Cambridge: National Bureau of Economic Research. Disponível em: DOI: 10.3386/w18121. Acesso em: 03 mar. 2025.
Knuth, D. E. (1997). The Art of Computer Programming: Fundamental Algorithms. 3. ed. Reading: Addison-Wesley, v. 1.
Kolb, D. A. (1984). Experiential Learning: Experience as the Source of Learning and Development. Englewood Cliffs: Prentice-Hall.
Robles, M. M. (2012). Executive Perceptions of the Top 10 Soft Skills Needed in Today’s Workplace. Business Communication Quarterly, v. 75, n. 4, p. 453-465.
Rychen, D. S. and Salganik, L. H. (2003). Key Competencies for a Successful Life and a Well-Functioning Society. Göttingen: Hogrefe & Huber.
Schwartzman, S. (2021). Educação Superior e Mercado de Trabalho no Brasil: Novas Tendências e Desafios. Rio de Janeiro: Editora FGV.
Silva, M. and Costa, L. (2022). A Importância das Soft Skills e Hard Skills no Desenvolvimento Profissional. Revista de Educação e Trabalho, v. 18, n. 1, p. 45-60.
Tan, J. S., Chua, R. Y., and Rogers, T. (2019). Emotional Intelligence and Team Performance: A Meta-Analytic Review. Journal of Applied Psychology, v. 104, n. 5, p. 791-804.
Wei, W., Chen, F., and Zhang, Y. (2019). The Role of Educational Events in Enhancing Employability: Evidence from University Programs. International Journal of Educational Research, v. 95, p. 110-123.
World Economic Forum. (2020). The Future of Jobs Report 2020. Genebra: World Economic Forum. Disponível em: [link]. Acesso em: 03 mar. 2025.
Barrows, H. S. (1996). Problem-Based Learning in Medicine and Beyond: A Brief Overview. New Directions for Teaching and Learning, n. 68, p. 3–12. Disponível em: DOI: 10.1002/tl.37219966804. Acesso em: 03 mar. 2025.
Bruns, B. and Lücke, M. (2022). Education Systems and Skills Development in the 21st Century. Washington, DC: World Bank.
Clausen, J., Schneider, C., and Klein, P. (2021). Soft Skills in Engineering Education: A Literature Review. European Journal of Engineering Education, v. 46, n. 3, p. 415-432.
Deming, D. J. (2017). The Growing Importance of Social Skills in the Labor Market. The Quarterly Journal of Economics, v. 132, n. 4, p. 1593-1640.
Felder, R. M. and Brent, R. (2016). Teaching and Learning STEM: A Practical Guide. San Francisco: Jossey-Bass.
Ferraz, A. P. and Oliveira, J. (2018). Soft Skills: Competências Essenciais para o Profissional do Futuro. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 34-45, jan./mar.
Fischer, F., Kienhues, D., and Thomas, J. (2020). Science Communication and Resilience: Developing Critical Thinking in a Digital Age. Frontiers in Communication, v. 5, p. 1-10.
Gomes, R. M. and Silva, A. J. (2020). A Importância dos Eventos Acadêmicos para o Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais. Revista Educação e Tecnologia, Brasília, v. 10, n. 2, p. 90-103, maio.
Gomes, A. e Silva, B. (2020). Desenvolvimento de soft skills em atividades acadêmicas. Revista de Educação e Tecnologia, 15(2), 34-50.
Heckman, J. J. and Kautz, T. (2012). Hard Evidence on Soft Skills. Cambridge: National Bureau of Economic Research. Disponível em: DOI: 10.3386/w18121. Acesso em: 03 mar. 2025.
Knuth, D. E. (1997). The Art of Computer Programming: Fundamental Algorithms. 3. ed. Reading: Addison-Wesley, v. 1.
Kolb, D. A. (1984). Experiential Learning: Experience as the Source of Learning and Development. Englewood Cliffs: Prentice-Hall.
Robles, M. M. (2012). Executive Perceptions of the Top 10 Soft Skills Needed in Today’s Workplace. Business Communication Quarterly, v. 75, n. 4, p. 453-465.
Rychen, D. S. and Salganik, L. H. (2003). Key Competencies for a Successful Life and a Well-Functioning Society. Göttingen: Hogrefe & Huber.
Schwartzman, S. (2021). Educação Superior e Mercado de Trabalho no Brasil: Novas Tendências e Desafios. Rio de Janeiro: Editora FGV.
Silva, M. and Costa, L. (2022). A Importância das Soft Skills e Hard Skills no Desenvolvimento Profissional. Revista de Educação e Trabalho, v. 18, n. 1, p. 45-60.
Tan, J. S., Chua, R. Y., and Rogers, T. (2019). Emotional Intelligence and Team Performance: A Meta-Analytic Review. Journal of Applied Psychology, v. 104, n. 5, p. 791-804.
Wei, W., Chen, F., and Zhang, Y. (2019). The Role of Educational Events in Enhancing Employability: Evidence from University Programs. International Journal of Educational Research, v. 95, p. 110-123.
World Economic Forum. (2020). The Future of Jobs Report 2020. Genebra: World Economic Forum. Disponível em: [link]. Acesso em: 03 mar. 2025.
Publicado
07/04/2025
Como Citar
IRINEU, Magna B. et al.
PET Connect: Uma Iniciativa de Preparação Profissional para Estudantes de Engenharia e Tecnologia da Informação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 321-332.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.4956.