A computação desplugada como ferramenta para avaliação de conceitos de Orientação a Objetos no Ensino Superior

  • Andreza B. Mourão UEA
  • Henrique T. Jardim UEA
  • Diego A. Belarmino UEA
  • Luiza M. D. Schirmer UEA
  • Alyson S. Silva UEA
  • Raimundo Williame Rocha de Melo UEA

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência baseado no desenvolvimento e aplicação do cardgame “Cartas de Classe”, com a proposta de avaliar a aprendizagem dos estudantes nos conceitos de orientação a objetos. Utilizando cartas que representam classes, objetos, atributos e métodos, onde os participantes interagem com elementos que representam entidades do cotidiano universitário identificando ações que estes executam. A experiência busca estimular o pensamento lógico, decomposição, reconhecimento de padrões e abstração, promovendo o engajamento dos estudantes e a compreensão prática dos conceitos. Os resultados indicam que a metodologia utilizada facilita o engajamento dos estudantes e a aprendizagem de forma colaborativa.

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Publicado
07/04/2025
MOURÃO, Andreza B.; JARDIM, Henrique T.; BELARMINO, Diego A.; SCHIRMER, Luiza M. D.; SILVA, Alyson S.; MELO, Raimundo Williame Rocha de. A computação desplugada como ferramenta para avaliação de conceitos de Orientação a Objetos no Ensino Superior. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 347-356. ISSN 3086-0733. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.5242.