Aprendendo a programar através de dobraduras: utilizando o origami como instrumento de aprendizagem para apoiar o ensino de Programação

  • Andreza B. Mourão UEA
  • Fernanda V. Cabral do Nascimento UEA
  • Eric A. Ferreira Viana UEA
  • Antonio C. Silva Ricarte UEA
  • Johnny De Araujo Thome Neto UEA
  • Raimundo Williame Rocha de Melo UEA

Resumo


Este relato de experiência apresenta um instrumento de avaliação aplicado na disciplina de Introdução à Programação de Computadores (IPC) para auxiliar no desenvolvimento do pensamento lógico computacional e no reforço de conteúdos abordados. O objetivo é possibilitar a construção de algoritmos por meio de dobraduras de papel conhecidas como Origami. A avaliação da aprendizagem é imediata e baseada nos erros e acertos dos estudantes onde a intervenção pedagógica é realizada por meio de aulas, mapas mentais e listas de exercícios, reforçando o aprendizado. Como resultado, foi possível ajudar os estudantes a aprenderem de forma lúdica e didática.

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Publicado
07/04/2025
MOURÃO, Andreza B.; NASCIMENTO, Fernanda V. Cabral do; VIANA, Eric A. Ferreira; RICARTE, Antonio C. Silva; THOME NETO, Johnny De Araujo; MELO, Raimundo Williame Rocha de. Aprendendo a programar através de dobraduras: utilizando o origami como instrumento de aprendizagem para apoiar o ensino de Programação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 357-367. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.5243.