Relato de experiência: instrumento lúdico para a aprendizagem e aplicação de conceitos da Matemática Discreta

  • Andreza Bastos Mourão UEA
  • Laissa Martins de Brito UEA
  • Fátima Souza do Nascimento UEA
  • Raimundo Williame Rocha de Melo UEA

Resumo


O artigo relata uma experiência sobre o desenvolvimento de um instrumento e a avaliação de aprendizagem, com o objetivo de reforçar o conhecimento e a compreensão dos conceitos abordados na disciplina de Matemática Discreta. O instrumento de aprendizagem utilizou estratégias baseadas no pensamento computacional. O método de observação foi empregado, permitindo práticas imediatas de intervenção pedagógica e reforçando conceitos e simbologias. Como resultado, observou-se um impacto positivo na capacidade de compreensão, aplicação e no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico dos estudantes ao trabalharem com conceitos de tabela verdade.

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Publicado
07/04/2025
MOURÃO, Andreza Bastos; BRITO, Laissa Martins de; NASCIMENTO, Fátima Souza do; MELO, Raimundo Williame Rocha de. Relato de experiência: instrumento lúdico para a aprendizagem e aplicação de conceitos da Matemática Discreta. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 368-379. ISSN 3086-0733. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.5245.