Dobradura Interativa: Abordagens Plugadas e Desplugadas no Ensino de Matemática
Resumo
A matemática e a tecnologia são disciplinas correlatas, embora a matemática seja muitas vezes considerada difícil, sem atrair os estudantes. Mas explorando conceitos de atividades plugadas e desplugadas é possível despertar o interesse dos estudantes. Utilizando JavaScript, CSS e HTML, foi criado um algoritmo para a dobradura de uma raposa, estimulando o Pensamento Computacional. A atividade foi aplicada em quatro turmas: duas do 6º ano, que trabalharam com fifiguras planas, medidas e algoritmos, e duas do 7º ano, que exploraram Pitágoras, propriedades geométricas e audiodescrição para inclusão de um aluno com baixa visão. A abordagem lúdica e tecnológica dinamizou o ensino, conectando teoria e prática, permitindo um nítido engajamento dos estudantes.
Referências
BONA, A. S. (Organizadora). (Des)Pluga: o pensamento computacional atrelado a atividades investigativas e a uma metodologia inovadora. São Paulo: Pragmatha, 2021. 374 p.
BONA, A. S. D; BASSO, M. V. A. Modelagem de Matemática em Situações Criativas e o Algoritmo mediado pelo Pensamento Computacional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 213-224. DOI: 10.5753/wie.2023.234379.
BONA, A. S. D; KOLOGESKI, A. L; BASSO, M. V. A. A DOBRADURA DE PAPEL: UM OBJETO-DE-PENSAR (DES)PLUGADO QUE MOBILIZA O APRENDER A APRENDER MATEMÁTICA COM O PENSAMENTO COMPUTACIONAL.. In: Anais do Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Anais...Bagé(RS) UNIPAMPA, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 18/12/2024
BORTOLOSSI, Humberto José. Criando conteúdos educacionais digitais interativos em matemática e estatística com o uso integrado de tecnologias: GeoGebra, JavaView, HTML, CSS, MathML e JavaScript. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo , v. 1, pág. 27, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 jun. 2024.
FERNANDEZ, M.; CORTÉS, M. Introdução à Computação. 1ª ed. Fortaleza: RDS Editora, 2009.
GERMANO, R. A Integração de Dobraduras e o Pensamento Computacional na Educação Matemática para Alunos com Deficiência Visual no Ensino Básico. 2024. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Osório, Osório, RS, 2024. Disponível em: [link]
GOMES, F.; SOUZA, M. Projeto de Aprendizagem e as Ferramentas da Web 2.0: Uma Experiência na Sala de Aula. In: Simpósio de Mulheres na Computação (WIE), 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 dez. 2024.
MAGALHÃES, M. B. Uma metodologia de projeto interdisciplinar de iniciação científica no Ensino Médio Integrado em Informática: um movimento de profissionais-pesquisadores. 2024. 128 f. Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Porto Alegre, Porto Alegre, RS, 2024. Disponivel em: [link]
MATSUBARA, R.; CECCONELLO, A. C; COSTA, J. A; BONA, A. S. D; LEMOS, J; KOLOGESKI, A. Uma Oficina de Dobradura de Sacolas Plásticas Aliando o Pensamento Computacional com Atividades Desplugadas no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 192-201. DOI: 10.5753/wie.2023.234375.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (OCDE). Avaliação e Quadro Analítico de 2022. OECD Publishing, Paris, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 dez. 2024.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (OCDE). Avaliação e Estrutura Analítica do PISA 2022. OECD Publishing, Paris, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 dez. 2024.
SILVA, AS; ALVES, PR Uma abordagem para planejamento de aulas interdisciplinares com Pensamento Computacional para Educação Básica. In: Educomp 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 dez. 2024.
VICARI, RM; MOREIRA, A.; MENEZES, PB Pensamento Computacional: Revisão Bibliográfica. 192p., 2018.
WING, JM Pensamento Computacional. Comunicações da ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, mar. 2006.
