Conceitos de Inteligência Artificial para o Ensino Fundamental: Uma sequência didática com Computação Desplugada

  • Alan C. O. Mathias UFPR
  • Carlos R. Beleti Jr UFPR
  • Robertino M. Santiago Jr UFPR
  • Helena M. Reis UFPR
  • Anderson S. Marcolino UFPR

Resumo


Desde 2022, o ensino de Computação tornou-se obrigatório na Educação Básica (EB) no Brasil, conforme estabelecido pelo documento “Computação Complemento à BNCC”. No entanto, esse documento não especifica habilidades para o ensino de Inteligência Artificial (IA) no Ensino Fundamental (EF), especialmente por meio da metodologia de Computação Desplugada (CD). Este estudo teve como objetivo projetar e implementar uma sequência didática (SD) sobre IA para um grupo de 30 alunos do 5º ano do EF, utilizando atividades baseadas na metodologia de CD. A SD foi estruturada para durar duas horas e dividida em quatro etapas, combinando apresentações teóricas com uma tarefa prática envolvendo modelos de IA para classificação de imagens. Durante a atividade, 65,5% dos alunos concluíram as tarefas com sucesso, demonstrando compreensão e assimilação dos conceitos ensinados.

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Publicado
07/04/2025
MATHIAS, Alan C. O.; BELETI JR, Carlos R.; SANTIAGO JR, Robertino M.; REIS, Helena M.; MARCOLINO, Anderson S.. Conceitos de Inteligência Artificial para o Ensino Fundamental: Uma sequência didática com Computação Desplugada. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 468-478. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.5350.