Como Ensinar Lógica de Programação por meio do Desenvolvimento de Jogos Digitais?
Resumo
Nos últimos anos, observa-se um crescente interesse pela integração da Computação à Educação Básica. Diversas iniciativas têm surgido, incluindo o ensino de lógica de programação em escolas públicas. Este trabalho apresenta a experiência de conduzir oficinas nessas instituições, onde os alunos têm a oportunidade de criar seus próprios jogos digitais e desenvolver habilidades em lógica de programação. Desde 2022, as oficinas vêm sendo realizadas, contemplando uma nova escola a cada edição. Ao longo desse período, ficou claro que a prática de desenvolver jogos não apenas motiva os estudantes a aprender o conteúdo proposto, mas também desperta o interesse de crianças e adolescentes em seguir uma carreira na área de tecnologia. Além disso, este trabalho compartilha lições aprendidas e sugestões valiosas para a realização de futuras atividades nesse contexto.Referências
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Publicado
07/04/2025
Como Citar
MENEZES, Maria Clara; GENESIO, Nikolas; CASTRO, Artur; SILVA, João Victor; SILVA, Letícia; CAMPOS, Joventino de Oliveira; VALLE, Pedro Henrique.
Como Ensinar Lógica de Programação por meio do Desenvolvimento de Jogos Digitais?. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 479-490.
ISSN 3086-0733.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.5352.
