Explorando Metodologias Ativas no Ensino Superior na área de Computação: Estudo de Caso Investigativo como estratégia didática

  • Carlos Augusto Carneiro de F. Filho UFC
  • Júlia Freitas Santos UFC
  • Pablyana Leila Rodrigues da Cunha UFC
  • Pitágoras Graça Martins UFC

Resumo


Os estudos de caso (EC) são narrativas nas quais os personagens enfrentam problemas descritos no contexto da narrativa, e precisam ser solucionados com auxílio dos estudantes. Este trabalho tem como objetivo, apresentar um relato de sala de aula, no qual a metodologia de estudo de caso foi aplicada em uma disciplina de graduação na área de Computação. A atividade com o EC foi realizada em uma turma do 6° semestre, composta por 31 alunos. O EC elaborado, seguiu os pressupostos de Herreid. Os alunos, organizados em trios ou duplas, discutiram e propuseram soluções para o problema apresentado. A análise das respostas dos estudantes indicou o desenvolvimento de habilidades como elaboração de hipóteses e resolução de problemas.

Referências

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Publicado
07/04/2025
F. FILHO, Carlos Augusto Carneiro de; SANTOS, Júlia Freitas; CUNHA, Pablyana Leila Rodrigues da; MARTINS, Pitágoras Graça. Explorando Metodologias Ativas no Ensino Superior na área de Computação: Estudo de Caso Investigativo como estratégia didática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 516-525. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.5387.