TEIA colaborativa Brasil-Inglaterra: promovendo intercâmbio virtual, internacionalização e aprendizado em IA Generativa em cursos de computação
Resumo
Neste trabalho é apresentada uma experiência piloto de colaboração internacional promovendo o intercâmbio virtual entre alunos de graduação e pós-graduação em computação, envolvendo tema transversal de grande importância, o arcabouço de IA Generativa, para atrair múltiplos interesses e áreas da computação e propiciar uma forma rica, barata e acessível de internacionalização, celebrando um acordo de cooperação entre universidades do Brasil e Inglaterra: a Universidade Federal do Amazonas e a Universidade de Manchester. Os alunos exercitaram habilidades de trabalho em equipe, atividades colaborativas de coleta de recursos, entendimento de conteúdos, manipulação de ferramentas e desenvolvimento de projeto, se comunicando em inglês. Ao mesmo tempo, IA Generativa foi explorada em cenários de aplicação diversos, culminando em pequenos projetos conjuntos. Os resultados, tanto da interação quanto dos artefatos gerados durante e após a matéria, se mostraram valiosos para validar a proposição de uma disciplina de maior escala e na compreensão das ricas possibilidades, do baixo custo e necessidade de poucos recursos, que uma proposta de intercâmbio (virtual) e internacionalização como esta pode promover.Referências
Baidoo-Anu, D. and Ansah, L. O. (2023). Education in the era of generative artificial intelligence (ai): Understanding the potential benefits of chatgpt in promoting teaching and learning. Journal of AI, 7(1):52–62.
Berbel, N. A. N. (2011). As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências sociais e humanas, 32(1):25–40.
Chiu, T. K. F. (2023). The impact of generative ai (genai) on practices, policies and research direction in education: a case of chatgpt and midjourney. Interactive Learning Environments, 0(0):1–17.
Ciaramella, A. and Ciaramella, M. (2024). Introduction to Artificial Intelligence: from data analysis to generative AI.
et. al., C. Z. (2023). A complete survey on generative ai (aigc): Is chatgpt from gpt-4 to gpt-5 all you need? Galeno, L., Costa, L. F., and Xexéo, G. (2024). Fostering programming logic skills in high school students through project-based learning: An educational experience. In Anais do IV Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 132–142, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Goodfellow, I., Bengio, Y., and Courville, A. (2016). Deep Learning. MIT Press.
Jain, K. K. and Raghuram, J. (2024). Gen-ai integration in higher education: Predicting intentions using sem-ann approach. Education and Information Technologies, pages 1–41.
Lara, C. (2015). Binational collaborations: Towards academic success of Mexican-Americans in the United States through Mexican universities. PhD thesis, University of Southern California.
Luger, G. F. et al. (1998). Artificial Intelligence: Structures and Strategies for Complex Problem Solving, 5/e. Pearson Education India.
Manning, C. D. (2022). Human language understanding & reasoning. Daedalus, 151(2):127–138.
Marcelo Knobel, T. P. S. and de Brito Cruz, C. H. (2013). International collaborations between research universities: experiences and best practices. Studies in Higher Education, 38(3):405–424.
McCarthy, J., Minsky, M. L., Rochester, N., and Shannon, C. E. (2006). A proposal for the dartmouth summer research project on artificial intelligence, august 31, 1955. AI magazine, 27(4):12–12.
Mittal, U., Sai, S., Chamola, V., and Sangwan, D. (2024). A comprehensive review on generative ai for education. IEEE Access, 12:142733–142759.
Mortlock, R. and Lucas, C. (2024). Generative artificial intelligence (gen-ai) in pharmacy education: Utilization and implications for academic integrity: A scoping review. Exploratory Research in Clinical and Social Pharmacy, 15:100481.
Russell, S. J. and Norvig, P. (2016). Artificial intelligence: a modern approach. Pearson.
Tihanyi, N., Jain, R., Charalambous, Y., Ferrag, M. A., Sun, Y., and Cordeiro, L. C. (2024). A new era in software security: Towards self-healing software via large language models and formal verification.
Torres, P. L. and Irala, E. A. F. (2014). Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, pages 61–93.
Vaswani, A. (2017). Attention is all you need. Advances in Neural Information Processing Systems.
Wang, Y. and Wang, H. (2022). Generative ai in education: Applications, challenges, and opportunities. Journal of Educational Technology Development and Exchange, 15(2):45–60.
Berbel, N. A. N. (2011). As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências sociais e humanas, 32(1):25–40.
Chiu, T. K. F. (2023). The impact of generative ai (genai) on practices, policies and research direction in education: a case of chatgpt and midjourney. Interactive Learning Environments, 0(0):1–17.
Ciaramella, A. and Ciaramella, M. (2024). Introduction to Artificial Intelligence: from data analysis to generative AI.
et. al., C. Z. (2023). A complete survey on generative ai (aigc): Is chatgpt from gpt-4 to gpt-5 all you need? Galeno, L., Costa, L. F., and Xexéo, G. (2024). Fostering programming logic skills in high school students through project-based learning: An educational experience. In Anais do IV Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 132–142, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Goodfellow, I., Bengio, Y., and Courville, A. (2016). Deep Learning. MIT Press.
Jain, K. K. and Raghuram, J. (2024). Gen-ai integration in higher education: Predicting intentions using sem-ann approach. Education and Information Technologies, pages 1–41.
Lara, C. (2015). Binational collaborations: Towards academic success of Mexican-Americans in the United States through Mexican universities. PhD thesis, University of Southern California.
Luger, G. F. et al. (1998). Artificial Intelligence: Structures and Strategies for Complex Problem Solving, 5/e. Pearson Education India.
Manning, C. D. (2022). Human language understanding & reasoning. Daedalus, 151(2):127–138.
Marcelo Knobel, T. P. S. and de Brito Cruz, C. H. (2013). International collaborations between research universities: experiences and best practices. Studies in Higher Education, 38(3):405–424.
McCarthy, J., Minsky, M. L., Rochester, N., and Shannon, C. E. (2006). A proposal for the dartmouth summer research project on artificial intelligence, august 31, 1955. AI magazine, 27(4):12–12.
Mittal, U., Sai, S., Chamola, V., and Sangwan, D. (2024). A comprehensive review on generative ai for education. IEEE Access, 12:142733–142759.
Mortlock, R. and Lucas, C. (2024). Generative artificial intelligence (gen-ai) in pharmacy education: Utilization and implications for academic integrity: A scoping review. Exploratory Research in Clinical and Social Pharmacy, 15:100481.
Russell, S. J. and Norvig, P. (2016). Artificial intelligence: a modern approach. Pearson.
Tihanyi, N., Jain, R., Charalambous, Y., Ferrag, M. A., Sun, Y., and Cordeiro, L. C. (2024). A new era in software security: Towards self-healing software via large language models and formal verification.
Torres, P. L. and Irala, E. A. F. (2014). Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, pages 61–93.
Vaswani, A. (2017). Attention is all you need. Advances in Neural Information Processing Systems.
Wang, Y. and Wang, H. (2022). Generative ai in education: Applications, challenges, and opportunities. Journal of Educational Technology Development and Exchange, 15(2):45–60.
Publicado
07/04/2025
Como Citar
FREITAS, Rosiane de; BESSA, João Alfredo; HSU, Meng H.; SOUZA, Guilherme; CORDEIRO, Lucas C.; MENEZES, Rafael; CHARALAMBOUS, Yiannis.
TEIA colaborativa Brasil-Inglaterra: promovendo intercâmbio virtual, internacionalização e aprendizado em IA Generativa em cursos de computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 596-608.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.5431.