Atividades Lúdicas e Interativas no Ensino de Desenvolvimento Web: Uma Proposta Desplugada
Resumo
A computação desplugada é uma metodologia que ensina conceitos de computação sem a necessidade de computadores, utilizando atividades lúdicas e interativas para promover o desenvolvimento de habilidades como pensamento computacional e raciocínio lógico. Essa abordagem tem mostrado resultados positivos na educação, especialmente ao ajudar alunos em disciplinas introdutórias de programação, onde a abstração e a compreensão de conceitos podem ser desafios significativos. Este estudo apresenta a computação desplugada como um recurso pedagógico de apoio ao ensino de tecnologias que fazem parte do estudo de Desenvolvimento de Software para Web. As atividades sugeridas incluem o ”Quebra-cabeça HTML”, o ”Jogo da Memória CSS”e o ”Jogo de Perguntas e Respostas JavaScript”, que podem ser combinadas a métodos tradicionais de ensino. O objetivo é oferecer estratégias pedagógicas mais inclusivas e acessíveis, visando facilitar o aprendizado dos conteúdos fundamentais da disciplina, especialmente em contextos de ensino superior com limitações tecnológicas.Referências
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Publicado
07/04/2025
Como Citar
MORAIS, Jander Douglas; LIMA, Aslei Patrick M. G. Ponciano; RODRIGUES, Maria Elanne M.; PINHEIRO, Valéria Maria da Silva.
Atividades Lúdicas e Interativas no Ensino de Desenvolvimento Web: Uma Proposta Desplugada. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 673-683.
ISSN 3086-0733.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.5065.
