Circuito Carioca: um jogo de tabuleiro educativo para o ensino de Grafos Eulerianos
Resumo
O conceito de grafos é amplamente aplicável para estruturar objetos do mundo real, como relacionar pontos turísticos em roteiros personalizados. Dentro desse contexto, este artigo apresenta o jogo educativo Circuito Carioca, desenvolvido para o ensino de grafos eulerianos no Ensino Superior e Educação Básica. A metodologia seguiu os princípios do design thinking, envolvendo o levantamento de 30 pontos turísticos emblemáticos do Rio de Janeiro, a criação de um protótipo com o tabuleiro desenvolvido na linguagem Python, cartas com temas do dia a dia do cidadão carioca e testes para ajustes da jogabilidade.Referências
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Publicado
07/04/2025
Como Citar
BRAGA, Camille; SASAKI, Diana.
Circuito Carioca: um jogo de tabuleiro educativo para o ensino de Grafos Eulerianos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 684-694.
ISSN 3086-0733.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.5303.
