Um Processo para o Desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos Sustentáveis de Apoio à Educação em Computação
Resumo
A adoção de Recursos Educacionais Abertos (REA) tem sido incentivada como estratégia para apoiar o ensino-aprendizagem em Computação. No entanto, muitos desses REA têm limitações ligadas à desatualização ou falta de uso prolongado (sustentabilidade). Uma análise da literatura mostrou diversas metodologias para criar REA, mas poucas incorporam a sustentabilidade no desenvolvimento. Este trabalho propõe um processo para criar REA sustentáveis, garantindo sua relevância por mais tempo. Para avaliar a proposta, foi feito um estudo de caso simulando o desenvolvimento de um REA com o processo proposto. Os resultados foram positivos, mostrando a viabilidade e os benefícios de adotar práticas sustentáveis na criação de REA.Referências
Ataíde, M., Silva, G., Tavares, C., Xavier, L., and Ishitani, L. (2024). Conteúdos de engenharia de software verde em cursos de graduação em engenharia de software. In IV Simpósio Bras. de Educação em Computação, pages 20–30, POA, RS, Brasil. SBC.
Buchner, J. and Kerres, M. (2020). Applying instructional design principles on augmented reality cards for computer science education. In Addressing Global Challenges and Quality Education: 15th European Conf. on Technology Enhanced Learning, EC-TEL 2020, Germany, September 14–18, 2020, Proceedings 15, pages 477–481. Springer.
Davis, F. D. (1987). User acceptance of information systems: The technology acceptance model (tam). Working Paper 529, Graduate School of Business, University of Michigan.
Dutra, R. L. and Tarouco, L. M. R. (2007). Recursos educacionais abertos (open educational resources). RENOTE, 5(1).
Filho, F. R. and Coutinho, E. F. (2021). Uma análise qualitativa sobre as disciplinas de fundamentos de programação e estrutura de dados com grounded theory. Revista Novas Tecnologias na Educação, 19(1):554–563.
Hylen, J. (2006). Open educational resources: Opportunities and challenges. Proceedings of Open Education, pages 49–63.
Joshi, A., Kale, S., Chandel, S., and Pal, D. K. (2015). Likert scale: Explored and explained. British journal of applied science & technology, 7(4):396–403.
Masetto, M. T. (2015). Desafios para a docência no ensino superior na contemporaneidade. Didática e Prática de Ensino: Diálogos sobre a Escola e Formação de Professores e a Sociedade. Fortaleza: EdUECE, pages 00779–00795.
Ministério da Educação (2022). Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Acesso em: 23 fev. 2025.
Moon, J., Do, J., Lee, D., and Choi, G. W. (2020). A conceptual framework for teaching computational thinking in personalized oers. Smart Learning Environments, 7:1–19.
Omata, K. and Imai, S. (2020). Practice of programming education using finger robot. J. Robotics Netw. Artif. Life, 6(4):262–264.
Penzenstadler, B., Bauer, V., Calero, C., and Franch, X. (2012). Sustainability in software engineering: A systematic literature review. In Proceedings of the 16th International Conference on Evaluation & Assessment in Software Engineering (EASE 2012), pages 32–41, Ciudad Real, Spain.
Prashant, M., Ankit, D., Kumar, S. M., Kumar, A., and Sasikumar, M. (2010). Building a knowledge repository of educational resources using dynamic harvesting. In 2010 International Conference on Technology for Education, pages 157–163. IEEE.
Shon, J. G. and Kim, B. W. (2014). Design and implementation of a content model for m-learning. Journal of Information Processing Systems, 10(4):543–554.
Stuurman, S., van Eekelen, M., and Heeren, B. (2012). A new method for sustainable development of open educational resources. In Proceedings of Second Computer Science Education Research Conference, pages 57–66.
Tarouco, L. M. R., Costa, V. M., Ávila, B. G., Bez, M. R., and Santos, E. F. (2014). Objetos de aprendizagem: Teoria e prática. Evagraf, Porto Alegre, RS.
Venters, C. C., Capilla, R., Nakagawa, E. Y., Betz, S., Penzenstadler, B., Crick, T., and Brooks, I. (2023). Sustainable software engineering: Reflections on advances in research and practice. Information and Software Technology, page 107316.
Buchner, J. and Kerres, M. (2020). Applying instructional design principles on augmented reality cards for computer science education. In Addressing Global Challenges and Quality Education: 15th European Conf. on Technology Enhanced Learning, EC-TEL 2020, Germany, September 14–18, 2020, Proceedings 15, pages 477–481. Springer.
Davis, F. D. (1987). User acceptance of information systems: The technology acceptance model (tam). Working Paper 529, Graduate School of Business, University of Michigan.
Dutra, R. L. and Tarouco, L. M. R. (2007). Recursos educacionais abertos (open educational resources). RENOTE, 5(1).
Filho, F. R. and Coutinho, E. F. (2021). Uma análise qualitativa sobre as disciplinas de fundamentos de programação e estrutura de dados com grounded theory. Revista Novas Tecnologias na Educação, 19(1):554–563.
Hylen, J. (2006). Open educational resources: Opportunities and challenges. Proceedings of Open Education, pages 49–63.
Joshi, A., Kale, S., Chandel, S., and Pal, D. K. (2015). Likert scale: Explored and explained. British journal of applied science & technology, 7(4):396–403.
Masetto, M. T. (2015). Desafios para a docência no ensino superior na contemporaneidade. Didática e Prática de Ensino: Diálogos sobre a Escola e Formação de Professores e a Sociedade. Fortaleza: EdUECE, pages 00779–00795.
Ministério da Educação (2022). Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Acesso em: 23 fev. 2025.
Moon, J., Do, J., Lee, D., and Choi, G. W. (2020). A conceptual framework for teaching computational thinking in personalized oers. Smart Learning Environments, 7:1–19.
Omata, K. and Imai, S. (2020). Practice of programming education using finger robot. J. Robotics Netw. Artif. Life, 6(4):262–264.
Penzenstadler, B., Bauer, V., Calero, C., and Franch, X. (2012). Sustainability in software engineering: A systematic literature review. In Proceedings of the 16th International Conference on Evaluation & Assessment in Software Engineering (EASE 2012), pages 32–41, Ciudad Real, Spain.
Prashant, M., Ankit, D., Kumar, S. M., Kumar, A., and Sasikumar, M. (2010). Building a knowledge repository of educational resources using dynamic harvesting. In 2010 International Conference on Technology for Education, pages 157–163. IEEE.
Shon, J. G. and Kim, B. W. (2014). Design and implementation of a content model for m-learning. Journal of Information Processing Systems, 10(4):543–554.
Stuurman, S., van Eekelen, M., and Heeren, B. (2012). A new method for sustainable development of open educational resources. In Proceedings of Second Computer Science Education Research Conference, pages 57–66.
Tarouco, L. M. R., Costa, V. M., Ávila, B. G., Bez, M. R., and Santos, E. F. (2014). Objetos de aprendizagem: Teoria e prática. Evagraf, Porto Alegre, RS.
Venters, C. C., Capilla, R., Nakagawa, E. Y., Betz, S., Penzenstadler, B., Crick, T., and Brooks, I. (2023). Sustainable software engineering: Reflections on advances in research and practice. Information and Software Technology, page 107316.
Publicado
07/04/2025
Como Citar
CARVALHO, Ágata Meireles; OLIVEIRA, Alessandreia Marta de; VALLE, Pedro Henrique.
Um Processo para o Desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos Sustentáveis de Apoio à Educação em Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 707-718.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.5396.