DECORA: Um Sistema de Apoio ao Ensino de Decisões de Projetos Arquiteturais

  • Eduarda Araújo Carvalho UFJF
  • Jacson Rodrigues Barbosa UFG
  • Renato Bulcão Neto UFG
  • Valdemar V. Graciano Neto UFG
  • Pedro Henrique Valle USP

Resumo


A Arquitetura de Software desempenha um papel crucial na garantia da qualidade dos sistemas. Para que profissionais possam desenvolver sistemas de alta qualidade, é essencial que possuam um conhecimento sólido sobre padrões e estilos arquiteturais. Nesse contexto, este trabalho propõe o DECORA, um sistema desenvolvido para apoiar o ensino de decisões arquiteturais, facilitando a compreensão de conceitos complexos. O DECORA visa oferecer uma abordagem interativa que permita aos alunos aprender padrões e estilos arquiteturais por meio de um questionário adaptativo, gerando recomendações personalizadas com base nas respostas fornecidas. Os resultados obtidos na avaliação indicam que o DECORA contribui para o aumento da motivação dos estudantes e para a melhoria da compreensão dos conceitos arquiteturais.

Referências

Ansen, A. and Bosch, J. (2005). Software architecture as a set of architectural design decisions. In 5th Working IEEE/IFIP Conference on Software Architecture (WICSA’05), pages 109–120. IEEE.

Barbosa, J. R., Valle, P. H. D., Vilela, R., and Graciano Neto, V. V. (2022). Explorando a gamificação no ensino de decisões arquiteturais: Um relato de experiência. In Revista Novas Tecnologias na Educação, volume 20, pages 153–162. UFRGS.

Bass, L., Clements, P., and Kazman, R. (2021). Software Architecture in Practice. Addison-Wesley Professional, 4th edition.

Brandner, K. and Weinreich, R. (2019). A recommender system for software architecture decision making. In Proceedings of the 13th ECSA - Volume 2, pages 22–25, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Deterding, S. et al. (2011). From game design elements to gamefulness: defining ”gamification”. In 15th International Academic MindTrek Conference: Envisioning Future Media Environments, pages 9–15.

Garcia, V. C. (2023). Software architecture quality assurance. [link].

Hofmeister, C., Kruchten, P., Nord, R. L., Obbink, H., Ran, A., and America, P. (2007). A general model of software architecture design derived from five industrial approaches. Journal of Systems and Software, 80(1):106–126.

IAZ-PACE, J. A., BASS, L., BACHMANN, F., and BIANCO, P. (2008). Towards an agent-based framework for guiding design exploration. In Proceedings of the 2008 International Workshop on RSSE, pages 45–49, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

ISO/IEC/IEEE (2022). Systems and software engineering – architecture description. [link].

Júnior, E. (2022). Definindo arquitetura de software e o papel do arquiteto.

Keller, J. M. (2009). Motivational design for learning and performance: The ARCS model approach. Springer Science & Business Media.

Lopes, A. M. (2023). Arquitetura de Software. Editora Acadêmica.

Marinho, B. C. (2021). Archify: a recommender system of architectural design decisions. [link].

Michael, J. B., Riehle, R., and Shing, M.-T. (2009). The verification and validation of software architecture for systems of systems. In 2009 IEEE International Conference on SoSE, pages 1–6. IEEE.

Nunes, I. and Jannach, D. (2017). A systematic review and taxonomy of explanations in decision support and recommender systems. User Modeling and User-Adapted Interaction, 27(3-5):393–444.

Tofan, D., Galster, M., and Avgeriou, P. (2013). Difficulty of architectural decisions–a survey with professional architects. In ECSA, pages 192–199. Springer.

Weinreich, R. and Buchgeher, G. (2012). Towards supporting the software architecture life cycle. Journal of Systems and Software, 85(3):546–561.
Publicado
07/04/2025
CARVALHO, Eduarda Araújo; BARBOSA, Jacson Rodrigues; BULCÃO NETO, Renato; GRACIANO NETO, Valdemar V.; VALLE, Pedro Henrique. DECORA: Um Sistema de Apoio ao Ensino de Decisões de Projetos Arquiteturais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 719-729. ISSN 3086-0733. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.5429.