Um Ensaio sobre o Ensino de Design de Interação Afrocentrado na Perspectiva da Pedagogia das Encruzilhadas

  • Ecivaldo de Souza Matos USP
  • Lúcio André Andrade da Conceição IFBA
  • Tanesca Santana Cal UFBA
  • Rayla Santos IFBA
  • Sandra Cristina Moreira Garcia USP
  • Maria Rita de Jesus Silva USP

Resumo


Estudos nos campos da Interação Humano-Computador e do Design de Interação questionam e tensionam tanto a produção de tecnologia discriminatória como a desconsideração de aspectos das populações minorizadas. Nesse sentido, este ensaio apresenta discussões e reflexões, na perspectiva da Pedagogia das Encruzilhadas, sobre a necessidade de afrocentrar o campo do design de interação ensinado e produzido nas universidades. Sem, contudo, a intenção de propor soluções, mas de tencionar o debate acerca do tema, de modo que os aspectos étnico-raciais permeiem o ensino e a produção de tecnologias computacionais.

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Publicado
07/04/2025
MATOS, Ecivaldo de Souza; CONCEIÇÃO, Lúcio André Andrade da; CAL, Tanesca Santana; SANTOS, Rayla; GARCIA, Sandra Cristina Moreira; SILVA, Maria Rita de Jesus. Um Ensaio sobre o Ensino de Design de Interação Afrocentrado na Perspectiva da Pedagogia das Encruzilhadas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 750-761. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.5389.