Desenvolvendo o Pensamento Computacional em Sala de Aula

  • Henrique P. Martins UNESP
  • Roberta Spolon UNESP
  • Wilson M. Yonezawa UNESP
  • Gabrielly del Carlo Richene UNESP

Resumo


A pesquisa destaca os desafios enfrentados por professores do ensino médio da rede pública brasileira na implementação do Pensamento Computacional (PC) em sala de aula, agravados por lacunas na formação docente e desigualdades tecnológicas. Baseando-se em conceitos de Wing (2006), como abstração, decomposição, reconhecimento de padrões e algoritmos, o estudo busca investigar descrever os conceitos e fundamentos do pensamento computacional nas práticas de ensino dos professores do ensino médio no Brasil. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com entrevistas, questionários e atividades desplugadas, analisando dados para identificar dificuldades.

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Publicado
07/04/2025
MARTINS, Henrique P.; SPOLON, Roberta; YONEZAWA, Wilson M.; RICHENE, Gabrielly del Carlo. Desenvolvendo o Pensamento Computacional em Sala de Aula. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 67-72. ISSN 3086-0741. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2025.6565.