Desenvolvendo o Pensamento Computacional em Sala de Aula
Resumo
A pesquisa destaca os desafios enfrentados por professores do ensino médio da rede pública brasileira na implementação do Pensamento Computacional (PC) em sala de aula, agravados por lacunas na formação docente e desigualdades tecnológicas. Baseando-se em conceitos de Wing (2006), como abstração, decomposição, reconhecimento de padrões e algoritmos, o estudo busca investigar descrever os conceitos e fundamentos do pensamento computacional nas práticas de ensino dos professores do ensino médio no Brasil. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com entrevistas, questionários e atividades desplugadas, analisando dados para identificar dificuldades.
Referências
Denzin, N. K. e Lincoln, Y. S. (2006), “Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa”. In: Denzin, N. K. e Lincoln, Y. S. (Orgs.). “O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens”. 2. ed. Porto Alegre: Artmed.
Gibbs, G. (2009), “Análise de dados qualitativos”. Porto Alegre: Artmed.
Kolodner, J. L. (2011), “Report of a workshop on the pedagogical aspects of computational thinking”. Washington/DC: National Academies Press.
Lamprou, A., Repenning A. (2018) “Teaching how to teach computational thinking. In Proceedings of the 23rd Annual ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education (ITiCSE 2018). Association for Computing Machinery”, New York, NY, USA, 69–74. DOI: 10.1145/3197091.3197120
Raabe, A. L. A., Brackmann, C. P., Campos, F. R. (2018), “Currículo de referência em tecnologia e computação: da educação infantil ao ensino fundamental”. São Paulo: CIEB.
Sbc. (2022), “Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica”, [link], Novembro.
Selby, C.; Woollard, J. (2013), “Computational thinking: the developing definition”. SIGCSE, Atlanta, Março.
Viera, M. M. F. e Zouain, D. M. (2025). “Pesquisa qualitativa em administração: teoria e prática”. Rio de Janeiro: Editora FGV.
Wing, J. M. (2006), “Computational thinking. Commun”. ACM 49, 3 March, DOI: 10.1145/1118178.1118215
Yadav, A., Mayfield, C., Zhou, N., Hambrusch, S., Korb, John T., (2014), “Computational Thinking in Elementary and Secondary Teacher Education”, March, DOI: 10.1145/2576872
